TOPO
Mais lidos

Macarronada do Edson, campeã de dezembro

 

A história da Macarronada do Edson não trouxe apenas a nostalgia dos anos 90, mas sobretudo o renascimento da iguaria alagoana, através de Fernandinho, filho de coração de Edson, que agora leva as boas lembranças do macarrão ao molho de extrato de tomate, com galinha à cabidela, leitão, camarão ou a tradicional francesa, às residências alagoanas por meio do serviço “Chef em sua casa”. O post obteve 2.141 acessos e, em segundo lugar, com 1.811 visualizações, veio o restaurante Trapiá (especializado em carnes grelhadas) do chef Elias, na cidade de Viçosa. Em terceiro lugar, temos o inusitado milk shake de caldo de cana, do Bodega do Sertão, acessado 1.484 vezes.

Vamos recordar:

Macarronada do Edson é um capitulo saboroso da gastronomia alagoana

Macarronada do Edson é um capitulo saboroso da gastronomia alagoana

Macarronada do Edson – Com o titulo “Lembra-se da macarronada do Edson? Vamos provar!”, o blog trouxe ótimas recordações da célebre Macarronada localizada à Rua da Soledade, na Ponta Grossa, um bar simples que fez sucesso nas décadas 70/80/90. O estabelecimento era a estrela da gula alagoana, um lugar que abrigava todas as ideologias, classes, tudo na santa paz, e onde se devorava as delicias da casa. O empreendimento infelizmente fechou logo após o suicídio de seu idealizador, Edson, há mais de 20 anos.

Mas o seu filho de coração, Fernando Elias Gomes dos Santos, o famoso Fernandinho, uma espécie de relações públicas do restaurante, herdou o saber e o fazer da macarronada. O bom garoto, que jogava no CSA, ficava de butuca vendo como a cozinheira, a “chef” Dolores, preparava as simples, mas famosas e saborosas receitas.

Fernandinho e Ciçinha, mantêm a tradição do Edson e Zefinha

Fernandinho e Ciçinha, mantêm a tradição do Edson e Zefinha

Fernandinho agora é chef vai à sua casa, ou seja, é só contratá-lo para saborear os manjares da macarronada do Edson, dentre os quais se destacam: galinha ao molho pardo, camarão (ao molho ou à francesa) e pernil. Ele conta com o auxilio precioso de Cicinha, filha da saudosa Lourdes, cozinheira-chefe do Buraco da Zefa (infelizmente não conheci), outro lugar pitoresco, igualmente recanto de boas conversas e ótima comida.

Telefone para contato: 98836-5838.  Confira a postagem: http://blog.tnh1.com.br/nidelins/2016/12/13/lembra-se-da-macarronada-do-edson-vamos-provar/

Galinha ao molho pardo, sucesso da macarronada do Edson

Galinha ao molho pardo, sucesso da macarronada do Edson

 

Trapiá, Viçosa

Outro ângulo da costela de boi do Trapiá

Costela de boi do Trapiá, na cidade de Viçosa

A cultura gastronômica está em voga em Viçosa. Há cerca de quatro anos, o senhor de cabelos brancos e de voz rouca, Elias Vasconcelos, filho da terra, transformou o destino alagoano em roteiro da gastronomia com o seu restaurante Trapiá, no povoado Tangil. Da sua cozinha saem maravilhas, desde a salada de 16 itens, a mais cobiçada da cidade, à costela de boi (corte batizada de Janela) que derrete no céu da boca.

Segundo Rafael, o sócio do restaurante,  Janela é o nome dado ao corte da costela retirada do centro da peça, a melhor parte e a mais macia. Tem ainda a a costela minga, ponta de peito, e ripa da chuleta.

Chef Elias com uma de suas facas afiadas

Chef Elias com uma de suas facas afiadas

Elias, que também  é chef, faz alguns lembretes: no recinto não tem cardápio e só atende com reservas. “Faço tudo, da buchada de galinha até as carnes grelhadas, mas tem que ligar para fazer reserva, porque alguns ingredientes são  adquiridos em outras cidades”, avisa o alagoano, apaixonado por gastronomia. Restaurante Trapiá: Povoado Tangil, Viçosa, Alagoas – Telefone: (82) 99625-4848 (82) 3283-1123/ Funciona com reserva aos sábados e domingos das 11h até às 15h

Costela suína, uma das maravilhas da cozinha do Elias

Costela suína, uma das maravilhas da cozinha do Elias

 

Bodega do Sertão

milk-shake de caldo de cana é geladinho, cremoso, docinho e vem coroado com raspas de rapadura.

milk-shake de caldo de cana é geladinho, cremoso, docinho e vem coroado com raspas de rapadura.

O restaurante alagoano lançou, no final de 2016, o milk shake de caldo de cana. Oficialmente a iguaria entrou em cartaz no dia 1º de janeiro de 2017, no tradicional café da manhã do restaurante. O milk shake de caldo de cana é geladinho, cremoso, docinho e vem coroado com raspas de rapadura.

Para incrementar mais ainda o sabor, adicione pingos de limão, e a bebida sagrada dos nordestinos vai provocar sensações de felicidade. “Uma coisa é certa, é a melhor glicose de todos os tempos”, ressalta Nado Freire, proprietário do restaurante, alegre com a criatividade da equipe do Bodega do Sertão, que encerrou mais um ano com casa cheia e a comida cada vez melhor.Bodega do Sertão: Avenida Júlio Marques Luz, 62 – Jatiúca. Telefone (82) 3327-4446.

 

Visits: 0

«

»

11 comentários
  • sidney wanderley
    7 anos Atrás

    O quê? A macarronada do Edson ousou superar – em visitações internéticas – o imbatível Trapiá do chef Elias? Convocarei a bairrista e aguerrida comunidade viçosense para, num único dia, aplicarmos uma severa sova virtual nesta macarronada petulante. Teremos então 18.110 visitações, e não somente 1.811. Aguardem-nos. Tremei, Fernandinho.

  • Pereira
    7 anos Atrás

    Onde fica essa macarronada ?

    • Nide Lins
      7 anos Atrás
      AUTOR

      Pereira na postagem conta a história da Macarronada do Edson, que infelizmente fechou há mais de 20 anos. Agora o seu herdeiro Fernandinho, ainda não tem restaurante, vai até a sua casa fazer a macarronada. Fernandinho agora é chef vai à sua casa, ou seja, é só contratá-lo para saborear os manjares da macarronada do Edson, dentre os quais se destacam: galinha ao molho pardo, camarão (ao molho ou à francesa) e pernil.

      Telefone para contato: 98836-5838

  • Sivaldo
    7 anos Atrás

    Fica onde essa rua no bairro de ponta grossa fiquei com água na boca

    • Nide Lins
      7 anos Atrás
      AUTOR

      Rua Manoel Lourenço, 248 – Ponta Grossa (na mesma rua do famoso Bar do Pelado) – Telefone: 3221-6209

  • Antônio Jatobá
    7 anos Atrás

    Prezada Nide Lins, o milkshake da bodega não faz parte do cardápio , muita gente tem ido saborear , porém ele só foi comercializado no dia 1 , outra queixa que tenho escutado com freqüência é em relação ao bar do tonho, a costela agora só vem crua e a rosquinha de parmesão saiu do cardápio , ou seja pegou fama a qualidade foi pro brejo

    • Nide Lins
      7 anos Atrás
      AUTOR

      Antônio, Nado do Bodega do Sertão, informou que nos domingos no café da manhã tem milkshake de caldo de cana. Já sobre Tonho levarei sua queixa, mas minha sugestão, é se a carne suína chegar crua o certo é devolver e pedir outra. Acredito que se o cliente reclama com argumentos até ajuda o proprietário a corrigir o erro. Grata. Feliz 2017

  • José Carlos Maradona
    7 anos Atrás

    Macarronada do Edson. Tradicional e deliciosa Ia muito com minha família e amigos. Saudades ! Então voltou a funcionar foi Nide Lins ? Abraço.

    • Nide Lins
      7 anos Atrás
      AUTOR

      José Carlos, Por enquanto Macarronada do Edson ainda não abriu.Fernandinho vai até a sua casa fazer, ou seja, cozinheiro vai na sua casa

  • ALÍRIO TÕRRES MACHADO
    7 anos Atrás

    Nide, a rua do Bar do Pelado é Sta Tercila e não Manoel Lourenço.

  • Yra Segal
    7 anos Atrás

    Eu era frequentador assíduo da macarronada do Edson. Ele era uma boa figura humana. Lamento saber que d.Dolores faleceu. o Fernandinho era uma criança e sempre era alvo de gozação pelos frequentadores. Bons tempos…

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Unable to communicate with Instagram.

https://www.instagram.com/nidelins/