TOPO
Gastronomia Mais lidos

Passaporte Gaúcho, vencedor de abril

O casal Milton e Lani Braun escolheu Maceió para viver e empreender. Foto arquivo de Cris

Milton e Lani Braun no dia do casamento, criadores do Passaporte Gaúcho

A postagem em homenagem a Milton Braun (falecido em 24 de abril), criador do Passaporte Gaúcho, foi o campeão de acessos do nosso blog no mês de abril, com 3.103 curtidas, afinal, o gaúcho de Bom Retiro do Sul, que escolheu Maceió para viver e empreender ao lado de sua amada Laci, conquistou o paladar dos alagoanos e escreveu uma história saborosa em nosso nossa cidade. Em segundo lugar, “Domingo das Brejas” mostra o crescimento da produção das cervejas artesanais no Estado, e, em terceiro lugar, o Pastel do Fumaça que continua em alta no centro de Maceió.

Os vencedores

423anos de sucesso: passaporte de carne moída, verduras, linguiça e maionese caseira do Passaporte Gaúcho

Passaporte de carne moída, verduras, linguiça e maionese caseira

1-      Passaporte Gaúcho

Seu Milton Braun, gaúcho da cidade de Bom Retiro do Sul, que escolheu Maceió para viver e empreender, o criador do sanduíche “Passaporte”, partiu no dia 24 de abril, aos 84 anos. O alagoano de coração cumpriu sua missão deixando nossa Maceió mais saborosa. Seu legado, o Passaporte Gaúcho, permanece vivo com dona Laci, a filha Cris Braun, e seus funcionários que produzem, no dia a dia, os sanduíches mais gostosos da cidade.

A tradição do Passaporte continua firme alimentando novas gerações com muito sabor. Um dos preferidos de seu Milton era o passaporte de pão seda (sempre o macio), carne moída (bem temperada), salsicha, verduras, queijo parmesão ralado e maionese. Mas além de empreendedor de sucesso, ele também era músico, adorava tocar gaita. “Foi uma descoberta recente do meu pai, surpreendeu a família”, diz a filha Cris, cantora e compositora.

Passaporte misto de frango com salsicha e as famosas maioneses caseira

Passaporte misto de frango com salsicha e as famosas maioneses caseira

O Passaporte Gaúcho, tradição de 43 anos continua em voga. Atualmente oferta 25 sabores, e – segundo as pesquisas da casa – o favorito é o de carne moída com batatas, salsicha e legumes. Mas há a turma apaixonada por outras opções. Eu, em minha vida toda, sempre fiquei dividida entre o passaporte de frango desfiado com ervilha, queijo; e o passburger , com bife, presunto, queijo prato, tomate, alface, queijo ralado. Ambos servidos no tradicional pão seda e regados com muita maionese, receita caseira de dona Laci. Mas o certo é que cada alagoana carrega no coração um ou dois sabores gaúchos.

Seu Milton, flautista, encantou no nosso paladar, e as mais de três mil curtidas revelam o quando ele era amado. Também valeu a homenagem dos músicos Marcondes Rodrigues (cello) e do David Igor (violino) na despedida do seu Milton.

Milton Braun, criador do Passaporte Gaúcho, morreu no último dia 24 aos 84 anos, deixando o legado saboroso em Maceió. Na foto ao lado de sua filha, Cris Braun

Milton Braun, criador do Passaporte Gaúcho, morreu aos 84 anos, deixando o legado saboroso em Maceió. Na foto ao lado de sua filha, Cris Braun

O Passaporte continua e continuará encantando nosso paladar.

Passaporte Gaúcho: Avenida Santa Rita, Farol (Praça do Centenário) – Telefone: 3336-6147

2 – Acerva

Cerveja alagoana leve sabor cítrico, refrescante, agradável ao paladar

Cerveja alagoana leve sabor cítrico, refrescante, agradável ao paladar

A fabricação de cervejas especiais e artesanais é uma tendência de mercado que veio para ficar, afinal, as brejas são saborosas, aromáticas. No meu blog, eu já dei várias dicas de onde encontrar as brejeiras, mas a criação da Associação dos Cervejeiros Caseiros Artesanais (Acerva/AL) impulsou não apenas o consumo, como também provocou o surgimento de micro cervejarias em Maceió, atualmente são 30 produtores no Estado. Com o lema “Beba menos, beba melhor” a Acerva Alagoas está fazendo história e também incentivando a cultura dos cervejeiros, a amizade e a confraternização dos amantes das brejeiras com qualidade e sabor.

Hop Bros boa companheira das comidinhas do Chef Boris do Najuany

Hop Bros boa companheira das comidinhas do Chef Boris do Najuany

Para saber onde participar de cursos e eventos em torno das brejeiras produzidas em Alagoas, foque na Acerva Alagoas. Mais informações no [email protected]/  Rafael Leal : 82 99999.3988

3 – Pastel do Fumaça

Caldo de cana com limão ótimo para acompanhar os pastéis do Fumaça

Caldo de cana com limão ótimo para acompanhar os pastéis do Fumaça

O Pastel do Fumaça (próximo à Transpal) foi um dos sucessos do meu blog em fevereiro de 2014, agora em abril de 2016, e continua fazendo sucesso com os internautas. O pequeno empreendimento é uma ótima opção de lanche no centro de Maceió, ao preço de apenas R$1,50 a unidade. Se for encomenda para levar pra casa, ou para uma festinha, cada um sai por R$1,00.  O tamanho do pastel é grande, e não é de vento: tem recheio. O campeão de vendas é o de carne (bom). Também aprecio o de queijo. O lugar é pequeno e simples. Quem comanda o Pastel do Fumaça é a família de Edilma Silva, que há 20 anos faz pasteis e outros salgados. Vale, e muito, conferir.

Pastel do Fumaça: Rua Buarque de Macedo, 573 – Centro (próximo a Transpal)/ Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 até 17horas e aos sábados, das 8 as 12h.

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/