TOPO
Cozinha Popular Gastronomia

Marinalva, mãe das tradições

Galinha de Mulher Parida” servida com pirão é uma receita tradicional alagoana na dieta feminina típica do “resguardo” das mamães

Galinha de Mulher Parida” servida com pirão é uma receita tradicional alagoana na dieta feminina típica do “resguardo” das mamães

Quando ligo para saber como vai Marinalva e o seu bar, o “Bar do Doge”no povoado de Malhada, em Marechal Deodoro, ela responde tão feliz que me contagia. E Marinalva merece essa felicidade, ela é daquelas mães que sentimos vontade de abraçar pela sua luta de vida,  que começou como cortadora de cana, aposentou-se como merendeira e é hoje uma exímia cozinheira, especialista nas tradições da galinha de mulher parida.

Marinalva e o seu esposo, Doge, fizeram a si mesmos a promessa de que seus filhos nunca pisariam em um canavial. E, assim, a profecia vingou. Aparecida é enfermeira, Elisangela professora, e Jailson trabalha no Pólo Industrial de Marechal Deodoro. Mas todos, nas horas vagas,  ajudam a mãe a preparar as tradições alagoanas e nordestinas com a galinha de mulher parida.

Legenda: Marinalva é uma mãe empreendedora nata. Trabalhou dos oito aos 30 anos como cortadora de cana

Marinalva é uma mãe empreendedora nata. Trabalhou dos oito aos 30 anos como cortadora de cana. Atualmente seu prazer é cozinhar no seu bar

“Galinha de Mulher Parida” (com a variação “Pirão de Mulher Parida”) é uma receita tradicional alagoana na dieta feminina, típica do “resguardo” do parto das mamães.

Para elaborar o prato clássico, Marinalva começa o ritual um dia antes.  Primeiro, ela cozinha galinha velha no fogo de carvão por mais de uma hora. E  só trabalha com a penosa criada à base de farelo de milho e ração. No dia seguinte, é finalizada a preparação e do seu caldo rende o maravilhoso pirão de mulher parida. É de suar. Marinalva é nosso orgulho alagoano.

Paz: sitio onde está o bar do Doge, no povoado em Malhado, Marechal Deodoro

Paz: sitio onde está o bar do Doge, no povoado em Malhado, Marechal Deodoro

Detalhe: para se esbaldar na galinha de mulher parida, só com reserva, porque a preparação começa na noite anterior.

Miúdo de galinha, outra especialidade de Marinalva

Miúdo de galinha, outra especialidade de Marinalva

Rota Bar Doge

Povoado da Malhada, Marechal Deodoro. Telefone (Marinalva): 9173-6630

Funciona nos dias de sábados e domingos, das 11 às 16 horas.

Não aceita cartões

Visits: 0

«

»

1 comentário
  • Eva
    8 anos Atrás

    Nossa! Estou emocionada! Tia Marinalva merece toda essa homenagem. É um ser lindo e que nos alegra só de olhar. Nos recebe como uma mãe recebe um filho. Me sinto muito feliz quando vou comer aquele pato que só ela sabe preparar. Tia, tô chegando. Um Bjo grande e que Deus a abençoe grandemente.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/