TOPO
Chef na Cozinha Gastronomia

Frutos do mar no papel

Tradição italiana de frutos do mar e da terra na mesa do Basilico

Tradição italiana de frutos do mar e da terra na mesa do Basilico

Desde 2014 sigo a carreira solo da chef italiana Lory Dori, do restaurante Basilico (manjericão), e sempre é uma grata surpresa. Recentemente ela me convidou para provar uma iguaria típica do seu país, Gran Fritto di Mare com Verdure, traduzindo para o nosso bom português, fruto do  mar e legumes fritos, servidos numa espécie de funil de papel. Todos fritos e empanados: lula, agulhinha, peixe, almôndegas de bacalhau, camarão, cenoura, abobrinha, cebola, batata e fatias de pão toscano, produção da casa.

Uma infinidade de sabores, todos bem crocantes. Alguns dos ingredientes levam vinho branco, mas claro, Lory não conta os segredos. A entrada é farta e comem bem três pessoas.  Agora, mesmo sendo uma casa italiana, sugiro cerveja para acompanhar os petiscos do mar e da terra bem temperados.

Chef de cozinha Lory Dori, dama da gastronomia italiana no restaurante Basilico

Chef de cozinha Lory Dori, dama da gastronomia italiana no restaurante Basilico na antiga Amélia Rosa

Lembrete: como todo ano, a nossa chef Lory e seu amado Stfano viajam no mês de maio à Itália, para férias merecidas e trazer produtos da região. Então,  a partir de 3 de maio, o restaurante entrará ferias coletivas e retorna no dia 2 junho. Nossa chef também promete mais uma edição do Chef Por Um Dia.

Na cozinha da Lory, a proposta é saudável: manteiga sem sal, legumes frescos e as massas caseiras (produzidas no próprio restaurante com farinha italiana). Para quem deseja conhecer a alma do Basilico, deve seguir a dica da chef Lory e pedir o Tris di Primi (trio de degustação). São três massas e molhos:  lasanha de carne, capeletti (com recheio de carne) ao molho de quatro queijos e talharim com molho de Porcini (cogumelos italianos,). Todos são de pedir bis, e confesso que ainda não tinha comido nada igual, em especial o molho de Porcini, feito à base de cogumelos italianos.

 Tris di Primi (trio de degustação), um bom começo no restaurante Basilico

Tris di Primi (trio de degustação), um bom começo no restaurante Basilico

Rota Basilico ristorante italiano

Preço: R$ 22,00 até R$ 120,00 (pra duas pessoas)

Antiga Amélia Rosa, 186 – Jatiúca – Telefone: 3432.7553 – Horário de 11 até as 23horas. Fecha na terça/ Aceita cartão

 

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/