TOPO
Chef na Cozinha Gastronomia

Meu alemão predileto

quadra de salsichas. Elas são interessantes: schüblig, de sabor mais defumado; Frankfurter, que é mista (suína e boi) e não apimentada; rheinische, cozida e sem defumação; e Kalbsbratwurst, de vitela é só cozida. O legal é a diversidade de temperos. Para acompanhar, batatas com alecrim e chucrute (mais que perfeito). A costelinha de porco defumada com chut

Quadra de salsichas: schüblig, frankfurter, rheinisch e kalbsbratwurst, legitimas alemãs. Para acompanhar, batatas com alecrim e chucrute (repolho roxo)  no Fleischer

Antes de tudo, não julguem. Em Maceió só existe um restaurante alemão, mas não é só por isso que eu o elegi meu predileto (dentro do meu mundo), absolutamente. No restaurante Fleischer tem esmero em tudo que o que se produz por lá, desde a a cozinha, com a fabricação artesanal das salsichas, linguiças e carnes suínas, por Igor Granja e sua amada Natália Benini, até a arte das tradições germânicas de Cristina Maria (mãe de Igor), que cozinha divinamente. Que o diga o chucrute (repolho bem temperado), com acidez e doçura moderadas.

Também não é a primeira vez que publico texto sobre o restaurante Fleischer, agora em novo endereço, na Jatiúca (rua paralela à Avenida João Davino), por sinal, mais próximo do meu doce lar. E, num pulo, fui lá conferir a quadra de salsichas. Elas são interessantes: schüblig, de sabor mais defumado; Frankfurter, que é mista (suína e boi) e não apimentada; rheinische, cozida e sem defumação; e Kalbsbratwurst, de vitela é só cozida. O legal é a diversidade de temperos. Para acompanhar, batatas com alecrim e chucrute (mais que perfeito).

Imperdível: costelinha suína, bem fininha e com molho de maça

Imperdível: costelinha suína, bem fininha e com molho de abacaxi

A costelinha de porco defumada com chutney de abacaxi, é um espetáculo. Cortada em ripas, bem sequinha e levemente defumada, é dos deuses e vale ressaltar que o  chutney, molhinho doce com pedacinhos de abacaxi e passas, é de tirar o folego. Sem exageros, mas nossa Cristina Maria tem mesmo mãos de fada, porque normalmente eu não aprecio chutney, mas o que é preparado pela simpática senhora, de sabor é único e em harmonia com a carne suína, impossível não gostar.

Infelizmente não deu para provar o almoço executivo alemão, que funciona de quarta à sexta. Um dos quitutes é a dupla de linguiça, com direito a escolher duas guarnições.

 Cerveja de trigo alemã, sempre bem vinda

Cerveja de trigo alemã, sempre bem vinda

No restaurante alemão, saborear cerveja germana é uma tradição e, claro, sigo à risca, tanto que e provei a de trigo König Ludwig Weißbier. Segundo Márcio (esposo da Cristina), a breja foi criada por um rei alemão louco. Então viva a loucura, porque ela é deliciosa.

Cristina, carioca, aprendeu a arte da culinária alemã com sua vó Olga, nascida na suíça alemã, e especialista em doces. “Ficava olhando ela fazer e conversando, assim aprendi as receitas”, conta Cristina. Temos mais é que agradecer à vó Olga.

Família Rio Granja: Igor, Marcio, Cristina e Natalia, comandam o restaurante alemão na Pajuçara

Família Rio Granja: Igor, Marcio, Cristina e Natalia, comandam o restaurante alemão

No novo endereço, agora mais amplo, o sabor e o carinho da família são os temperos essenciais da casa alemã.

Pecado divino: apfelstrudel, tradicional torta de maça

Pecado divino: apfelstrudel, tradicional torta de maça

Rota Fleischer

Preços: Entrada: R$ 8,50 até 33,90/ almoço – de R$ 38,90 até 118, 90 (prato para 4 pessoas) – Aceita cartão

Avenida Mario Nunes Vieira,230 – Jatiúca (paralelo) a João Davino- Telefone: 3355.8037

Funcionamento: Nas quartas e quintas de 12h às 16h/ 17:30 às 22h/ sexta e sábado de 12h às 16h/ 18h às 23h/ domingo de 12h às 16h. Fecha na segunda e terça.

Joelho de porco defumado, uma tradição alemã em Maceió

Joelho de porco defumado, uma tradição alemã em Maceió

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/