TOPO
Chef na Cozinha Gastronomia

Maceió com o aroma de Dendê

Um dos pratos clássicos da culinária afro: Fufunha , postas de peixe frito no azeite de dendê, salada de quiabo e farofa de inhame

Um dos pratos clássicos da culinária afro: Fufunha , postas de peixe frito no azeite de dendê, salada de quiabo e farofa de inhame no restaurante Akuaba, da chef Vera Moreira

Não apenas no dia 20, data da Consciência Negra, mas todo dia é dia do aroma de dendê, um dos símbolos da culinária afro. O livro “Viagem Gastronômica através do Brasil”, do escritor Caloca Fernandes, cita: “Foi o azeite da palmeira – da polpa, não da semente – porque esta tem outros usos e nome – que deu a cor e o gosto às comidas afro-brasileiras, e definiu, inocuamente, a participação africana no nosso sistema alimentar brasileiro”.

O dendê de sabor e aroma marcante nos remete ao restaurante Akuaba, que há 21 anos trouxe não só as lembranças da Bahia, mas também a culinária afro brasileira, e, garanto, lá, ela não se resume apenas ao acarajé. Um dos pratos clássicos dessa culinária é Fufunha , postas de peixe frito no azeite de dendê, salada de quiabo e farofa de inhame. E fique fã da iguaria, porque assim como eu e muita gente quando chega ao Akuaba, pede logo acarajé ou as famosas moquecas.

Salada de quiabo ao vinagrete e farofa de inhame

Salada de quiabo ao vinagrete e farofa de inhame

Mas aposte no Fufunha. Segundo nossa chef Vera Moreira, esta receita tem todos os ingredientes da culinária afro: inhame, gengibre, dendê. E o prato é muito legal, as postas de arabaiana são temperadas apenas com sal, envolvidas em farinha de mandioca e fritas no azeite dendê, formando uma crosta bem apetitosa. O inhame é cozido, ralado, depois vai ao fogo pra ficar na textura de farofa, acrescidas minis lascas de gengibre. Show é a salada do quiabo, que não tem baba, é cozido e temperado com o vinagrete e, de tão bom, come-se sozinho.

Abará, acarajé cozida com camarão seco, vatapá e caruru, tradições da cozinha afro

Abará, acarajé cozida com camarão seco, vatapá e caruru, tradições da cozinha afro

Acarajé é o clássico do Akuaba, mas o Abará (acarajé cozido no vapor) é comida forte e saborosa. Para fazer a iguaria, a massa é temperada com camarão defumado, azeite de dendê e creme de cebola (natural, batido no liquidificador) e  um pouquinho de gengibre. Enrolado na bananeira, é cozido no vapor e vem escoltado por vatapá, caruru e camarão seco. E claro a pimenta, outra tradição da culinária afro. No candomblé, o Abará é comida-de-santo, oferecida a Yànsán, Obá e Ibeji.

Aracajé do Akuaba, outro clássico

Aracajé do Akuaba, outro clássico

História – A chef Vera Moreira começou a cozinhar em sua casa, na paria de Guaxuma, mas o espaço ficou pequeno para os fãs das comidas tradicionais e o Akuaba mudou-se para Mangabeiras, atualmente Jatiúca e, assim,  já são 21 anos do aroma do dendê na bela Maceió.

O empreendimento é familiar. O marido Osvaldo e a filha Aina, cuidam da gestão; Jonatas foi criado entre as panelas e, desde pequeno, cozinhava inspirada na mãe. Estudou na França, é um dos chefs da chamada cozinha criativa, onde os produtos alagoanos ganham requinte (assunto para outro blog).

Vera não estudou gastronomia, sua escola foi a cozinha tradicional africana com as mestras, sua mãe Antônia e a Tia Mariá.

Nossa Chef Vera Moreira trouxe o aroma do dendê para Maceió

Nossa Chef Vera Moreira trouxe o aroma do dendê para Maceió

Na cozinha os escravos reproduziam o cardápio basicamente português, mas já substituindo, trocando ingredientes, colorindo os ensopados com o vermelho do dendê, inventando variedades de moquecas; usando inhame, a banana cozida ou frita no azeite, recriando o caruru, o vatapá. Pratos novos com um sabor antigo – o que era deles – e um gosto que eles aprendiam”, Viagem Gastronômica através do Brasil”, do escritor Caloca Fernandes.

Os escravos escreveram uma história saborosa, libertou nossos paladares para pimentas, dendês, gengibre…

Muito axé, Vera Moreira.

Outros clássicos do Akuaba

Filé á moda de Vera, merece toda atenção. A carne macia vem com banana da terra e cebola milanesa

Akuaba: É além dos frutos do mar, tem o filé á moda de Vera, merece toda atenção. A carne macia vem com banana da terra e cebola milanesa

Arroz de polvo, tradição de 19 anos do Akuaba

Arroz de polvo, tradição de 21  anos do Akuaba

Tradição: Jonatas herdou o talento da mãe e chef Vera

Tradição: Jonatas herdou o talento da mãe e chef Vera

Rota Akuaba

Endereço: Rua Ferroviário Manoel Gonçalves Filho, 6- Jatiúca – Telefone: 82- 3325 6199 | 3355 8005

 

 

Visits: 0

«

»

2 comentários
  • Vanessa Gonçalves
    8 anos Atrás

    Somos sortudos de ter em Alagoas um restaurante baiano com a qualidade e a tradição do Akuaba.
    Família de gente de bem que com trabalho e amor ao que faz merece toda admiração e respeito.
    Paz e sucesso sempre!

  • tania
    8 anos Atrás

    Delicia…..adoro o Akuaba!

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Unable to communicate with Instagram.

https://www.instagram.com/nidelins/