TOPO
Gastronomia Mais lidos

Camarão de Marechal, campeão de agosto

Camarão de água doce, cozido no limão e sal é sucesso do Bar 20 V é o campeão de acesso de agosto

Camarão de água doce, cozido no limão e sal é sucesso do Bar 20 V é o campeão de acesso de agosto

O modesto empreendimento, localizado na cidade histórica de Marechal Deodoro, batizado Bar 20 V, liderou os nossos acessos do mês de agosto, com 2.079 visualizações. Uma das estrelas do lugar são os camarões de água doce. O bar, com 25 anos, só tem um garçom nos finais de semana, mas a comida é um primor. Em segundo lugar,  com 1.840, ficou  o charque na brasa do Bar Gelada ou Natural. A tradicional feijoada do Chico, com 1.794 levou o terceiro lugar.

Em agosto a gastronomia popular alagoana é a grande vencedora.

Tradição alagoana: peixe carapeba

Tradição alagoana: peixe carapeba

Bar 20 V

Bela da tarde, mesma, é lagoa Manguaba. Prateada, ondulante, salpicada por alguns barquinhos… uma graça. Lá, numa margem, um singelo bar com as cadeiras recolhidas. Mas meu amigo Ovido Gurgel, que conhece a cidade de Marechal Deodoro na palma da mão, soprou: “Ali tem o melhor camarão”. Poderia ter respondido, como diz o proverbio popular: “Não cutuque a onça com vara curta”.  Nem estava com fome, porém, na minha missão de blogueira, fui conferir a fama alardeada.Entrei no Bar 20 V, nome peculiar, e perguntei aos donos da casa, Izaias Ferreira (conhecido como Capão) e sua esposa Dislene Farias, se tinham o camarão e qual o tipo? Ela respondeu: “Tem de água doce e com casca”. Nem acreditei, achei que era barba roxa de cativeiro tão popular nos bares e restaurantes. Lá é muito bom o peixe carapeba e asinha de frango.

Bar 20 V – Funciona todos os dias das 10h até as 18h/  Avenida Santa Maria Madalena, 2485 (na orla lagunar da cidade de Marechal Deodoro) – Telefone: 99806.8158/ 98875.1959

Bar Gelada ou Natural

Laminas de charques grelhada na brasa com arroz, feijão e macarrão, tradição de  25 anos no Bar Gelada ou Natural

Laminas de charques grelhada na brasa com arroz, feijão e macarrão, tradição de 25 anos no Bar Gelada ou Natural

O charque é um dos itens mais popular na mesa dos nordestinos, e nos últimos anos carne idolatrada pelos chefs. Um dos segredos é a dessalga, e também a escolha de um bom corte. Nesse campo, Amaro Viriato de Lima, alagoano de Maragogi, tira de letra, no seu modesto bar Gelada ou Natural. Há 25 anos no ponto, tem o charque na brasa como campeão de pedidos. A carne, em lâminas finas, macia e com sua devida gordura. Na versão meia porção se faz acompanhar de arroz, macarrão e feijão caseiro com pedaços de charque. Detalhe: duas pessoas comem bem nessa opção “meieira”.

Bar Gelada ou Natural – Rua Pedro Américo, 351 – Poço – Funciona de segunda a sábado, das 8 as 20 horas. Domingo é fechado/ Telefone: 99351.4248

Numa cumbuca ficam as carnes e na outra o feijão, e noutra área estão disponíveis torresmo, couve, laranja e abacax

Numa cumbuca ficam as carnes e na outra o feijão, e noutra área estão disponíveis torresmo, couve, laranja e abacax

Recanto da Feijoada

Nos antigos postais de Maceió, a praia da Jatiúca era um coqueiral quase sem fim, uma casinha aqui e ali, sem prédios nem asfalto. Neste cenário, o ex- garçom, do (sempre) saudoso Bar das Ostras, Francisco José da Silva, o Chico, com muita ousadia, numa temporada de desemprego, arrendou uma antiga casa de palha – e nela instalou cinco mesas. Ao  lado da sua amada Tereza Marina Leobino, cozinheira do restaurante Gogó da Ema, começou vida nova: Recanto da Feijoada.

Bom começo: caldinho de feijoada com pedaços de charque e caipirinha

Bom começo: caldinho de feijoada com pedaços de charque e caipirinha

Tereza fazia a feijoada e Chico, o único garçom, atendia os fregueses. “Não tinha emprego, então a saída era fazer o que gosto: atender as pessoas. Na época comecei com a cara e coragem, e a feijoada”. Sob a direção do casal, o Recanto de Feijoada, soma 35 anos de atividades no mesmo lugar. A praia da Jatiúca, pelo contrário, mudou totalmente. O mar até ficou mais distante, a casa não é mais de palha, mas a feijoada é a mesma. A receita não tem segredo, diz Tereza; mas, “pra ficar supimpa, é feita de um dia pra outro”.

Recanto da Feijoada – Funciona todos os dias, das 11h até as 21h/ R José Luiz Calazans , 15 – Jatiuca – Telefone: 3355.2324

Visits: 0

«

»

4 comentários
  • Márcio Omena
    8 anos Atrás

    Nide,
    Boa tarde. Não deixe de conhecer o Caldinho Jaraguá, o mesmo fica do lado do Clube de Tênis de Jaraguá, na Comendador Leão. O referido caldinho é um verdadeira iguaria, sendo um ambiente bem familiar. Vale a pena conferir.

  • Oswaldo
    8 anos Atrás

    O bolinho de feijoada é velho a muito tempo no Rio. Tem tb o bolinho PFinho, um dia chega por aqui….tem bolinho baião de dois, etc…..

  • Oswaldo
    8 anos Atrás

    O bolinho de feijoada é velho a muito tempo no Rio. Tem tb o bolinho PFinho, um dia chega por aqui….tem bolinho baião de dois, etc….

    • Nide Lins
      8 anos Atrás
      AUTOR

      Que bom Osvaldo, mas como eu só comi em 2014 pra meu paladar é uma novidade. Grata, abraços, nide lins

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/