TOPO
Chef na Cozinha Gastronomia

Generoso, pai e chef

MIneiro e alagoano de coração, André  Generoso, chef e pai de muitas gerações no Divina Gula

André Generoso, chef e pai de muitas gerações no Divina Gula. Foto  acervo do Divina

No dia dos pais, não vou indicar presentes e nem lugares para comemorar a data. Resolvi homenagear um chef pai, André Generoso, que escolheu Maceió para viver e empreender.

Graças a ele e a sua amada Claudia Mortimer,  o nosso Divina Gula, digo nosso, porque o restaurante  faz parte da história da vida de muitos alagoanos e ilustres visitantes, muitas gerações foram criadas com o caldinho de feijão com torresmo, assim somos “filhos” das comidinhas do André Generoso, que nutriu nossas alegrias, amizades  há 27 anos. E que venham mais décadas da boa comida mineira e brasileira.

Caldinho de feijão com torresmo, simbolo de amizade no Divina Gula

Caldinho de feijão com torresmo, simbolo de amizade no Divina Gula

De bom chef de cozinha a excelente pai,  filhos do André, Diogo e Vitor, literalmente,  se criaram nos temperos e aromas do Divina Gula. Diogo está à frente da gestão do restaurante. Já Vitor, segue os passos do chef André, cozinha divinamente, e estuda na escola de gastronomia Institut Paul Bocuse – Lyon.

Das comidinhas criadas pelo chef André Generoso, o filho Diogo gosta do Ojo de Bife (corte de carne especial mal passado acompanhado de farofa de ovo com banana refogada no gengibre, batata frita e arroz de alho). Vitor é fã da Desfiada Confiada (carne de sol desfiada acebolada sob purê de inhame, abobrinhas frescas, queijo minas e banana da terra frita).  Bom, eu, cria adotiva, do Divina Gula, amo o tradicional prato mineira, Tutu a Mineira.

André com os filhos Diogo e Vitor, e amada Cláudia Mortimer, 27 anos de Divina Gula

André com os filhos Diogo e Vitor, e amada Cláudia Mortimer, 27 anos de Divina Gula. Foto  acervo do Divina

O chef André Generoso não passou pela escola de gastronomia, mas estudou nos melhores fogões de lenha na cidade de Sabinópolis, terra das pedras preciosas, do caminho do ouro, dos tropeiros, berço da gastronomia mineira.

A tradição é o principal ingrediente da cozinha do André Generoso, mas sua paixão se estende pela gastronomia brasileira até a sua horta orgânica, em formato de mandala,  com plantações de quiabo, pimentas (até a peruana aji), tomates, couve, cebolete e até a amazonense Jambú (erva que adormece a língua), uma tradição da culinária de Belém do Pará. Ao todo são 18 variedades de tempero na horta mandala, que é uma técnica do interior da Paraíba, que simboliza o universo, traz boa energia para as plantas e diminui o consumo de água.

Detalhe do Tutu a Mineira com linguiça, porco, torresmo, couve...

Detalhe do Tutu a Mineira com linguiça, bife suíno, torresmo, couve…

Pela história, empreendedorismo e sabores, minha homenagem a todos os pais chefs de cozinha em nome do André Generoso. Comida de pai, ninguém esquece também.

Desfiada Confiada, prato predileto do Vitor

Desfiada Confiada, prato predileto do Vitor

Visits: 0

«

»

5 comentários
  • Ricardo de Arroxellas Costa
    9 anos Atrás

    Parabéns à família ”Generoso”, meus ex vizinhos aqui em Guaxuma !

  • Andre Generoso
    9 anos Atrás

    Presente melhor do que esse nunca ganhei. Muito obrigado minha amiga acredito que estou conseguindo cumprir a missão que deus me confiou.

  • Claudiamortimer
    9 anos Atrás

    Obrigada, Nide, esse pai é o meu chefe preferido! Sua escola é a melhor que existe, fogão a lenha!
    Ele mantém minha vida sempre muito bem temperada!!!

  • Guilherme Jordão
    9 anos Atrás

    Grande homenagem!!! Parabéns ao Generoso pela historia de dedicação, amor e sabor… E você, como sempre Nide, nos encantando com o dom da escrita…

  • maria cristina alves quirino
    9 anos Atrás

    Amiga você arrasa nas matérias, igualzinho o Divina Gula arrasa nas comidas, essa linguiça que eles fabricam é maravilhosa, as panelinhas de miúdos são de comer rezando, nossa tudo ai é maravilhoso. Parabéns aos proprietários do divina, Maceió merecia ter um restaurante mineiro com essa qualidade nota mil qualidade, nós e os turistas agradecemos muito. bjs

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/