TOPO
Festival/ Curso Gastronomia

Domingos de sabores

Torta de limão do chef Lucas Padilha, um das atrações da Panela do Chef, na praia da Ponta Verde

Torta de limão do chef Lucas Padilha, uma das atrações da Panela de Chef, na praia da Ponta Verde

Torta de limão tem o azedinho da fruta, o doce do leite condensado e a crocância da massa de trigo. Com açúcar e com afeto será uma das vertentes da Panela de Chef, evento de gastronomia de rua, ou melhor,  na praia da Ponta Verde, que estreia no dia 2 de agosto com preços que vão de R$ 5,00 até R$ 25,00. No espaço de comer e beber, outras estrelas prometem brilhar, como o da Cevada Pura, produção alagoana de cerveja especial, que por si só é um alimento. (Veja relação completa abaixo)

Na panela do chef Lucas Padilha, da La Marquesa, além da torta de limão, que tive o privilégio de saborear, nosso talento alagoano vai adoçar nosso paladar com brownie (torta de chocolate)   e  ainda tem o suspiro limeño, um doce peruano. Conheci Lucas nos bastidores da cozinha do Sur, onde o bom rapaz já tinha fama de bom confeiteiro, e de fato ele é o tal. Faz doces bem elaborados, daqueles que comemos com os olhos.

Suspiro limoleño, doce peruano para adoçar os domingos

Suspiro limeño, doce peruano para adoçar os domingos

Claro que, no meu oficio de blogueira, provei todas as sobremesas. E também escolhi o novo talento de doces, o Lucas, para indicar o evento Panela do Chef.

A torta de limão é de pedir bis. E confesso, é a melhor que comi até agora. O brownie de seis sabores também não deixa a desejar. Já o suspiro limeño é mais doce, porém de uma delicadeza e maciez que agrada. Esta receita não leva limão. Seus ingredientes são leite, gema e leite condensado. Leva horas no fogão para ser reduzido. Em seguida recebe uma base de suspiro, clara em ponto de neve misturada ao vinho do porto e açúcar. E para finalizar, polvilha canela, balanceando a doçura.

chef Lucas com mãe Elma e vó Cartola, suas inspirações

chef Lucas com mãe Elba e vó Carlota, suas inspirações

Lucas Padilha é formado em Gastronomia na escola peruana de confeitaria D´ Galla, mas sua base é família. A mãe Maria Elba e sua vó Carlota, duas damas da gastronomia peruana.  No ano passado, nosso chef alagoano trouxe o troféu Dólmã, e em 2015 foi embaixador alagoano, no mesmo prêmio de gastronomia e preparou ceviche de sururu (inclusive está devendo a receita), que agradou gregos e troianos. Chef Lucas aceita encomendas: 99189.8098

Veja mais gente que vai dar sabor na Panela de Chef

Imperdível: os tons ouro da Cevada Pura, cerveja alagoana e das boas

Imperdível: os tons ouro da Cevada Pura, cerveja alagoana e das boas

Chope especial – Quem ainda não provou os chopes da Cevada Pura, apesar da marca estar presente em dez restaurantes de Maceió, agora vai ter a oportunidade de beber o líquido precioso no evento Panela de Chef. Para quem não está habituado com o chope de trigo, de sabor mais apurado, a minha dica é iniciar pela versão pilsen, mais leve e suave. Outra dica: o chope Cevada Pura é fabricado em Alagoas e integra a lista das cervejas especiais; não é água, portanto aprecie como um bom vinho. E, claro, se beber não dirija.

Camarão no molho de queijo da chef Juliana

Camarão no molho de queijo da chef Juliana

Chef Juliana Almeida – Inspirada na memoria afetiva da família, a chef alagoana apostou no Camarão Gratin com queijo. Este também provei, e fiquei fã. Camarão na textura certa.

Acarajé alagoano da chef Silvana Chamusca

Acarajé alagoano da chef Silvana Chamusca

Vila Chamusca – O restaurante no Alto de Ipioca é especialista em frutos do mar, a chef Silvana Chamusca vai levar praia macarajé bolinho de macaxeira recheado de camarão e requeijão.

Hambúrguer artesanais do chef Deco

Hambúrguer artesanais do chef Deco

Chef Deco – The Black Beef são os famosos hambúrgeres do chef Deco são artesanais preparados com ingredientes de primeira qualidade e acompanhados de queijos especiais e outras iguarias. Nota 10.

Baião de dois, receita nordestina do chef Wanderson Medeiros. Foto Luiz Horacio

Baião de dois, receita nordestina do chef Wanderson Medeiros. Foto Luiz Horacio

Chef Wanderson Medeiros – Baião de Dois todo mundo conhece, mas sempre é possível deixar esse prato típico do Nordeste ainda mais saboroso, principalmente quando preparado pelo chef renomado Wanderson Medeiros.

Da argentina: os biscoitos alfajor recheado com caramelo e uma camada de chocolate por cima

Da argentina: os biscoitos alfajor recheado com caramelo e uma camada de chocolate por cima. Foto divulgação

Mais doce – Alfajor- PikNik é uma sobremesa feita basicamente com massa de biscoito recheado com caramelo e uma camada de chocolate por cima. O diferencial do alfajor feito pela PikNik é que ele não tem a acidez dos famosos alfajores da Argentina.

O tradicional açai. Foto divulgação

O tradicional açai. Foto divulgação

Amazônia –  AçaiConcept apresenta um diferencial do Açaí Conceptsão as coberturas e acompanhamentos que você pode escolher.

Costelinha suína ao molho barbecue com batatas coradas. Foto divulgação

Costelinha suína ao molho barbecue com batatas coradas. Foto divulgação

Steak Truck– O chef Rafael Gendiroba vai estar na feira gastronômica com o mais novo truck de Alagoas. Umas das delícias que serão servidas é a irresistível costelinha suína ao molho barbecue com batatas coradas.

Sururu das Alagoas– essa delícia é preparada pelas chefs Carol Calheiros e Simone Muniz da Casada Culinária.  Além do sururu, que é patrimônio imaterial de Alagoas, as chefs acrescentam um ingrediente especial que deixar a receita com uma leve crocância.

Rota Panela de chef
A partir de 2 Agosto, e fica em cartaz aos domingos
Horário: 11h às 18h
Local: Avenida Silvio Vianna, 3.221, Ponta Verde

Visits: 0

«

»

2 comentários
  • Tallita Sanny
    9 anos Atrás

    Estou louca que chegue o dia 02/08 para provar dessas delícias! Ansiosíssima! Maceió precisa realmente de feiras como essas!

  • Lucas Carnaúba de Oliveira
    9 anos Atrás

    Excelente!
    Lucas Carnaúba de Oliveira

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/