TOPO
Chef na Cozinha Gastronomia

Fritada de aratu, a gloria de Marinete

 

48 anos: fritada de aratu, um clássico do restaurante da Marinete em Porto de Pedras

48 anos: fritada de aratu, um clássico do restaurante da Marinete em Porto de Pedras

Aos 8 anos de idade, Marinete Ramos de Lima precisava do auxílio de um banco para alcançar o fogão e preparar almoço de famílias alagoanas. Como tantas crianças do nosso Brasil, ela começou cedo na labuta como doméstica para ajudar os pais. Mas esta senhora é uma dama da gastronomia alagoana, uma empreendedora. De uma barraca de praia sem porta nem janela, nasceu o restaurante Peixada da Marinete, na cidade de Porto de Pedras (Litoral Norte de Alagoas). O estabelecimento com 48 anos de existência é célebre pela fritada de aratu (caranguejo do mangue).

A fritada de aratu da Marinete é única, recheio farto coberto por generosa camada de ovos de capoeira, lindamente decorada com rodelas de tomate e pimenta-de-cheiro. Saborosa, aromática e bela… é para se apaixonar! Esse prato tem nos tamanhos pequeno, médio e grande tanto na versão petisco como na versão almoço (nesse caso, acompanhado de feijão caseiro maravilhoso, farofa e arroz).

Marinete começou a trabalhar com 8 anos e aos 65 é uma vencedora

Marinete começou a trabalhar com 8 anos e aos 65 é uma vencedora

Peixada da Marinete é um empreendimento simples, mas tem a essência da boa comida alagoana e brasileira. Nesses 48 anos, a fritada de aratu não muda, mantém o padrão de qualidade. E o melhor: seu filho Marinho herdou o talento da mãe. Por sinal, tive o privilégio de assistir a ele fazer lagosta no coco. Não provei e fiquei com desejos. Mais um motivo para retornar ao restaurante especializado em frutos do mar. A filha Betânia também está sempre na cozinha

Os produtos frescos são o sucesso da Peixada da Marinete. O leite de coco é feito na hora, e todos os pescados são da região. “Eu compro tudo aqui: aratu, polvo, lagostim, peixe, camarão, lagosta… Se for de fora, não trabalho. Prefiro dizer que não tenho. Peixe armazenado fica borrachudo, não tem gosto de nada”, diz Marinete.

O aratu é um caranguejo pequeno, vermelhinho, do mangue, mas não é da lama, ele é criado na gateira (pau). “Já compro despinicado. A carne do aratu é retirada com a ponta de uma faca”, conta Marinete, que, muito orgulhosa, diz que os seus peixes prediletos são arabaiana, galo do alto, beijupirá, guarajuba, tainha, cavala… “Os pescadores são meus fornecedores e só uso peixes nobres”.

 

Belo exemplar do aratu desfilando pelo mangue

Belo exemplar do aratu desfilando pelo mangue

Técnica – “Os ingredientes da fritada, vou dizer, porque nem todo mundo sabe preparar. Se a senhora faz com caldo ralo e coco engarrafada não presta; aratu é doce, precisa temperar com limão e coentro”, diz, confiante. O pulo do gato para a iguaria não ficar com água é misturar um pouco de ovo na carne e também forrar a assadeira com uma leve camada de ovo. Por fim, o aratu é temperado e levado ao forno. Que maravilha!

“Oh, que beleza”, diz, alegremente, Marinete, quando digo que ela é famosa. No dia 8 de março, Marinete é nossa inspiração. Nascida em São Miguel dos Milagres, no berço do mar, ela foi doméstica em casas de famílias de Maceió e pescadora de lagostim, lagosta… A barraca na areia que vendia caranguejo deu lugar à Peixada da Marinete, lugar simples e rico de sabores.

Marinete, e todas as mulheres que deixam nossas vidas mais saborosas, feliz Dia das Mulheres… e todo dia!

Simplicidade do restaurante Peixada da Marinete, mas rica em sabores

Simplicidade do restaurante Peixada da Marinete, mas rica em sabores

Rota Peixada Marinete

Preços da fritada a partir de R$ 45,00

Rua Coronel Avelino S/N – Porto de Pedras (caminho da balsa)

Abre de domingo a domingo das 8 as 21horas – Telefone: 9308.8589/ 93029163

Visits: 0

«

»

4 comentários
  • Sílvio
    9 anos Atrás

    Leitor assíduo do seu blog, minha invasão a ele, hoje, tem pouca relação com o post atual. Como sou admirador de doces, peço que você, como profunda conhecedora do assunto, indique algumas casas onde é possível encontrar alguns “pecados” como mil folhas, bombas de chocolate ou creme, pastel de Belém e outras guloseimas. Agradeço desde já, e prometo não culpá-la por possível aumento de peso que venha ocorrer ! Parabéns pelo Blog. Excelente !

  • Myrane Sarmento Lima
    9 anos Atrás

    Tudo que é feito com amor fica gostosoo

  • Eduardo Barretto
    9 anos Atrás

    Simplesmente espetacular.

  • Rosa Cavalcante
    9 anos Atrás

    Nide, a comida de D. Marinete é deliciosa. Fui até lá para comer a fritada de aratu, mas já tinha acabado. Comi uma fritada de camarão com feijão caseiro e uma farofa maravilhosa! D. Marinete é uma simpatia. Vou voltar lá pra comer a fritada de aratu.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/