TOPO
Cozinha Popular Gastronomia

Tonho legal

Sucesso do Boteco do Tonho: costela de porco com feijão caseiro, farofa de ovos, vinagrete e arroz

Sucesso do Boteco do Tonho: costela de porco com feijão caseiro, farofa de ovos, vinagrete e arroz

Sempre que posso, viajo até o Boteco do Tonho, na Ponta Grossa, para matar o desejo de saborear a costela de porco escoltada por feijão caseiro, arroz, vinagrete e farofinha de ovo. Sempre com mesmo padrão de qualidade, de tão macia desfia com garfo, dispensa a faca, e o sal em harmonia. O feijão bem brasileiro, o caldo encorpado, pedaços de charque, quiabo e couve. Para finalizar, a farofinha de ovo. Verdadeira obra-prima da gastronomia alagoana. A boa novidade é que o Tonho agora é legal, aceita cartão de débito e de crédito. E, com o apoio da família, abre aos domingos.

O Boteco do Tonho é Microempreendedor Individual (MEI). Quem dizia que não frequentava o boteco porque não aceitava cartão, vai ter que arrumar outra desculpa e se render aos prazeres da mesa. E como nosso Tonho (Antonio Santana) adora criar, ele inventou o enrolado alagoano, uma saborosa trama com queijo, presunto de peru, cabelo de anjo (macarrão) e o recheio pode ser de camarão ou de carne moída com linguiça. Para finalizar, o molho de tomate. Aprovadíssimo!

Novidades: enrolado alagoano, o novo petisco de queijo, presunto, camarão, cabelo de anjo e molho de tomate

Novidades: enrolado alagoano, o novo petisco de queijo, presunto, camarão, cabelo de anjo e molho de tomate

Já os clássicos caldinho de camarão ao coco com maxixe e a hóstia (rodelas crocantes de queijo parmesão) continuam muito bem cotados no mercado de botecos.

Caldinho de camarão ao coco com maxixe

Caldinho de camarão ao coco com maxixe e com ovo de codorna

Livro – O Boteco do Tonho está entre os 30 estabelecimentos do meu livro “Guia da Gastronomia Popular”, e fiquei feliz em saber pela Vanessa Fagá, do Sebrae, que o livro, além de indicar os caminhos da boa gastronomia, também será ponto de partida para o Sebrae convidar os empreendimentos a sair da informalidade e se transformarem em microempreendedores individuais.

“Estes estabelecimentos são importantes para o cenário gastronômico da nossa cidade. Já estão sendo muito bem divulgados através do Guia da Gastronomia Popular, e queremos apresentar a eles as vantagens da formalização, da participação nos projetos de atendimento do Sebrae, para que o serviço oferecido por eles seja cada vez mais qualificado, e que seus empresários possam ser melhores gestores e crescer como empresas”, argumenta Vanessa.

Tonho e sua filha Daniela no comando do Boteco que virou Microempreendedor Individual

Tonho e sua filha Danielle Guimarães, saíram da informalidade e são microempreendedores

Então, vai uma dica pra quem sonha em ser legal: o Sebrae (www.al.sebrae.com.br)  oferece gratuitamente orientação e consultoria de atendimento, seja presencial ou pela webcam, com agendamento on-line. É só ir lá.

O Boteco do Tonho é um case de sucesso do meu blog. Não tinha nome, não aceitava cartão e só vendia, em média, cinco costelas por dia e sempre sobrava. Depois da revelação no meu blog do site do TNH1, são consumidas em torno de 40 costela ao dia, e às vezes falta. Em 2012, eram quatro mesas; atualmente, 30.

Boteco do Tonho é um empreendimento familiar e todos estão presentes no dia a dia do empreendimento. Tonho está feliz com o título de microempreendedor individual. O nosso chef da Ponta Grossa conta que sua clientela aumentou e pode vender mais porque tem nota fiscal.

Clássico: hóstia (rodelas crocantes de queijo parmesão) 

Clássico: hóstia (rodelas crocantes de queijo parmesão)

Tonho legal, mas com alma de boteco: lugar simples, com ventilador, bebidas decorando o ambiente, frases… O luxo é a comida bem alagoana e brasileira, daquelas que deixam saudades.

Curiosidade: a primeira postagem do Tonho no meu blog foi em 25 de outubro de 2012. E embora jornalista da velha-guarda, cometi um erro: publiquei um número de telefone errado. Disseram-me que quase enfartei uma senhora. Ele não aguentava mais informar que na casa dela não tinha a costela do Tonho.

Não sei quantas pessoas ligaram para esta senhora (mil perdões!), mas foram 4.833 acessos ao post do Tonho.

Enrolado alagoano, com recheio de carne e linguiça

Enrolado alagoano, com recheio de carne e linguiça

Rota Boteco do Tonho

De segunda a domingo, das 11 às 16 horas – Aceita cartões

Preço da costela para almoço – R$ 17,00

Rua Manoel Lourenço, 248, Ponta Grossa (na mesma rua do famoso Bar do Pelado)

Telefone: 3221-6209

Visits: 0

«

»

22 comentários
  • Joaquim Milton
    9 anos Atrás

    Muito BOMMM!!! Sou cliente assíduo do Boteco do Amigo Tonho. Comida deliciosa e atendimento nota 100000000

  • Parabéns ao Tonho e sua filha. Acompanho a luta do Tonho desde a época que lhe conheci no Pellado, fazendo sucesso com seus disquinhos de queijo. Foco e determinação lhe renderam todo o sucesso de sua cozinha. Top!

  • Thiago Lins
    9 anos Atrás

    Sabe o que seria mais legal? O tal “Boteco do Tonho” não ocupasse a calçada, nem o canteiro no centro da Rua Manoel Lourenço com suas mesas; os clientes do referido “boteco” não estacionassem em fila tripla; não vendesse bebida alcoólica já que o “boteco” fica vizinho a uma escola.

  • sempre que posso vou ao boteco do tonho com meus amigos de trabalho muito bom e barato nota mil o lugar

  • Anastacio
    9 anos Atrás

    Perfeito!!! Eu já esperava uma nova publicação. Tive o prazer de conhecer o Boteco do Tonho através deste blog e desde então no mínimo uma vez por semana saboreio a divina costela. E agora abrindo aos domingos e como várias novidades e com a cordialidade de sempre. Será um sucesso!!!

  • Danielle
    9 anos Atrás

    Thiago, nós somos mais antigos que o colégio aqui, nossa venda de bebidas alcoólicas não interfere em nada o andamento do ensino do Colégio Carvalho. Acho q nossas mesas na praça não atrapalha a ninguém, nos limpamos todas as manhãs e as tardes a praça! A fila tripla como vc falou, não é feita pelos nossos clientes, pq nós temos o cuidado de pedir aos nossos queridos clientes para retirar o carro qdo estacionado no local incorreto! Apareça aq pra almoçar, tomar um suco e ai a gente conversa melhor sobre suas sugestões! ABRAÇO!

  • Danielle
    9 anos Atrás

    Aos nossos querido Clientes, q com o tempo se tornam amigos, nosso muito obrigado pelo carinho, pela confiança e fidelidade! Bjs

  • Robson Guimaraes
    9 anos Atrás

    Tive o prazer de conhecer e comer dessas iguarias,o lugar é realmente fabuloso,muito aconchegante,as pessoas são maravilhosas,o atendimento nota mil, e as comidas,meu DEUS,nem se fala,já fico de água na boca,recomendo para todos os meus clientes e amigos!!!
    Comida gostosa e diferente,vá no Boteco do Tonho!!!!!
    SUPER INDICO!!!!

  • Edvaldo Junior
    9 anos Atrás

    100% recomendo a todos, lugar agradável e atendimento nota 10000

  • diogo
    9 anos Atrás

    Thiago vc é um otário sem noção, a respeito da escola,vai beber quem quer, o boteco não bota ninguém pra beber apulso, qnd ver isso vc é mas um invejoso…

  • Mak Roberto
    9 anos Atrás

    Muito bom, agora chegue cedo, ou vc vai ter que comer no sol. Mesmo assim, vai valer a pena. É muito bom e o preço é justo!

  • Antônio Jatobá
    9 anos Atrás

    Não preciso viajar p t uma comida de qualidade c a costela e a hóstia do Tonho, verdadeiros manjar dos deuses e o bom é pq a comida é servida no meio da rua de modo bem descontraído e a frescuras

  • Antônio Jatobá
    9 anos Atrás

    Não preciso viajar p t uma comida de qualidade c a costela e a hóstia do Tonho, verdadeiros manjar dos deuses e o bom é pq a comida é servida no meio da rua de modo bem descontraído e a frescuras

  • Felype
    9 anos Atrás

    Uns dos melhores e porque não dizer o melhor boteco de Maceió, comida muito saborosa, feita com bastante carinho, atendimento diferenciado, por ele mesmo, e aquela cerveja super gelada. Parabéns Tonho e Familiares que fazer o Boteco do Tonho.

  • Eduardo
    9 anos Atrás

    Um lugar maravilhoso, vi aqui no seu blog e desde então n parei de ir. Recomendo para todos os meus amigos.

  • lucio andre accioly canuto
    9 anos Atrás

    Nide,gosto muito do seu trabalho .Sobretudo no quesito boteco.Uma forma de valorizar a nossa cozinha popular .
    Abraço e parabens

  • Cliente Fiel
    9 anos Atrás

    Eu amo almoçar todos os dias, saborear as novidades, e desde já quero responder como Cliente que sou que o Boteco do Tonho é próximo a uma escola sim, mas em hipótese alguma eles vendem bebidas alcoólicas a menores, falo pois convivo e sei o quanto são corretos. E Tonho e Dani almoçar ao ar livre é o melhor relaxante para uma pausa do trabalho, e essas sobremesas também estão uma delícia!!! Parabéns!!!

  • Danielle
    9 anos Atrás

    Oi Thiago, gostaria de te informar melhor! Nós já ocupamos aquele espaço à 12 anos; nós limpamos a praça 2 vezes ao dia; na rua, as pessoas estacionam onde querem, não podemos obrigar ninguém a fazer nada pq nem a SMTT consegue; Bebidas alcoólicas podem ser comercializadas em “qualquer lugar” desde que seja autorizado e nós somos! Mas de qualquer forma, apareça lá pra almoçar tomar um suco, que nós também oferecemos e conhecer melhor nosso BOTECO! Abraço

  • layany
    9 anos Atrás

    “Esse boteco realmente é o melhor porque aquela costelinha aiiiiii nem quero fala que meadá água na boca…..”
    ♡♡♡♡ #xóinveja..

  • Carlos Moura
    9 anos Atrás

    o boteco do Tonho é uma excelente opção para quem quer saborear comidas deliciosas e ter atendimento de qualidade.
    Quanto aos veículos, se vc vier ao local vai verificar que a flia tripla é formada a três casas após ao boteco ou seja em frente ao colégio, pois pode observar q é na hora da saída dos alunos. Não devemos criticar quanto a colocação das mesas e nem sobre estacionamento, pq isso é trabalho da SMCCU e SMTT.

  • SARAH
    9 anos Atrás

    Kkkkk….Thiago Lins meu filho…isso é intriga da oposição…kkkkkkkkkkkkkk…nada com nadaaaa vossa senhoria falou…a propósito tá liso é??? Vaiiiiii lá para experimentar…tenho certeza que vai ser cortesia da casa…booooora filho aparece que tem comidinha de graça pra você!!! AMOOOOOOOOO TUDO…MUITO BOM…NOTA 1000 E SOU CLIENTE VIU THIAGO LINS, NÃO SOU NEM DA FAMÍLIA, NEM TÃO POUCO FUNCIONARIA! BEIJINHO NO OMBRO!

  • Mak Roberto
    9 anos Atrás

    Estive hoje lá. O tempero é o mesmo. Agora as porções diminuíram bastante, acho que foi para não aumentar o preço.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/