TOPO
Cozinha Popular Gastronomia

Os caminhos dos famosos botecos

Miolo de alcatra com fava e cuscuz de massa puba. Encomende o seu, a iguaria é 10

Clovis no Aldebaran: miolo de alcatra com fava e cuscuz de massa puba

“Bom Dia! Nide, estou procurando faz três horas e não encontrei(risos) um post que você colocou sobre uns restaurantes, botecos no Tabuleiro, e não localizo. Estou indo a Maceió com minha família e gostaria de conhecer. Você poderia enviar? Muito obrigada. Um abraço”.

O recado pelo facebook é da alagoana De Lima Ruf Cida, que mora na Suíça e vem de férias para Maceió, já sonhando com os sabores e aromas da terra natal. Como no meu blog ainda não tem cardápio separando por categorias, fica difícil encontrar botecos, pousadas, lanches, receitas … O meu livro “Guia da Gastronomia Popular Alagoana” também esgotou. Aproveitando a solicitação da alagoana lá na Suíça, publico três dias de botecos na parte alta da cidade: Bar do Suruagy, Feijoada da Maria Gorda e restaurante do Clóvis.

Perfeito: fava cozida apenas na água e sal é polvilhada com coentro

No Bar do Suruagy: fava cozida apenas na água e sal é polvilhada com coentro

Fava – Na movimentada Via Expressa, da Serraria, uma fachada amarela com letras garrafais anuncia: Bar do Suruagy. Não é do ex-governador do Estado. Apesar do nome peculiar, é na cozinha do modesto empreendimento que estão as estrelas: fava, carneiro e galinha guisada ou galinha cabidela, tudo do melhor estilo com tempero caseiro e sabor tradicional.

A fava com galinha é uma comida típica da cidade alagoana de Belém, que o Francisco José Leandro, o famoso Suruagy, trouxe há 27 anos para o seu bar em Maceió.

A fava vem da cidade de Maribondo, e de quinta a sábado, são produzidos 25 quilos para o consumo dos fieis fãs dos guisados com o grão. A fava, de sabor mais apurado, é apenas temperada com sal e polvilhada com coentro picado. Para escoltar tem carneiro e galinha guisada. Nota 10

Fava, carneiro, galinha, arroz, salada e farofa de cuscuz são os sucessos de 27 anos do Bar do Suruagy

Fava, carneiro, galinha, arroz, salada e farofa de cuscuz são os sucessos de 27 anos do Bar do Suruagy

Bar do Suruagy -Via Expressa, na Serraria, próximo ao Eco Park -Não aceita cartões, apenas dinheiro ou cheque. Telefone: 82 9313.5421

 

Feijoada da Maria Gorda, com 16 anos de sucesso, tem fartura de charque, e até banana da terra e batata doce

Feijoada da Maria Gorda, com mais 16 anos de sucesso, tem até banana da terra e batata doce

Feijoada – Maria Gorda é Maria dos Santos Cavalcante, que aprendeu sozinha a arte de cozinhar. É a famosa Maria Gorda que faz a melhor feijoada do Tabuleiro. No prato mais brasileiro tem duas coisas interessantes: ela acrescentou no feijão preto a banana da terra e a batata doce, uma criação da própria Maria.

A preparação começa à noite. Primeiro, ela cozinha o mocotó por três horas; em seguida, adiciona o charque e o feijão, e no dia seguinte acrescenta os legumes, temperos e outras carnes. Detalhe importante: nunca sobra feijoada de um dia para o outro. Na feijoada da Maria Gorda tem bacon, linguiça, mocotó de boi, bucho, tripa, batata doce, banana terra, couve em fios e feijão preto.

Feijoada da Maria Gorda -Travessa Edgar Barros Monteiro, 120 – Santos Dumond – Telefone: 3354.1649 -Funciona de domingo a domingo, das 11 até as 15h30 – Não aceita cartão/ Como chegar: Na Avenida Lourival de Melo Mota (BR-104), sentido Ufal-Centro, entra na primeira rua à direita após a passarela da universidade (em frente à entrada do Hospital Universitário).

 

Bife da Vovó é perfeito, verdadeira comida de mãe, feita com capricho pela Rosa, mais uma dama da gastronomia alagoana

No restaurante do Clóvis: bife da Vovó é perfeito, verdadeira comida de mãe, feita com capricho pela Rosa, mais uma dama da gastronomia alagoana na parte alta da cidade

Especialista em carne – Não tem placa e nem nome, mas muito carros estacionados depois do condomínio Aldebaran, o que anuncia que estamos no caminho certo do restaurante do Clovis,no fundo casa, exatamente no quintal. Em vez de plantas, o lugar é da boa gastronomia brasileira, do tempero caseiro do tão badalado Clovis e sua Rosa.

Os bifes de patinho mergulhados no molho caseiro da própria carne com tiras de pimentão, tomate e cebola é a boa lembrança de comida de vó, de mãe. Bifes macios e deliciosos, que na opção petisco vêm com uma farofinha…

Pernil de cordeiro, outro belo exemplar de comida de forno. Carne macia e tempero na medida

Pernil de cordeiro, outro belo exemplar de comida de forno. Carne macia e tempero na medida

Do pernil de cordeiro assado no forno, perfeito, só sobrou o osso. Para comer no restaurante do Clovis tem que ser em grupo, porque suas porções são fartas, são para três ou quatro pessoas.

Restaurante do Clovis – Rua Empresário Humberto Antonio Omena, n. 163 – telefone: 9318.6347 – Aceita cartões / Como chegar -Após a padaria do condomínio Aldebaran, é só seguir em frente depois da Pizzaria Massayó.

 

 

 

Visits: 0

«

»

4 comentários
  • carlos
    9 anos Atrás

    faltou o endereço da feijoada da maria gorda

    • Nide Lins
      9 anos Atrás
      AUTOR

      Carlos, estou ficando velha, memoria fraca, vou corrigir, grata

  • Isolda Herculano
    9 anos Atrás

    Nide, o miolo de alcatra do Clóvis é divino. Amo.

  • fred
    9 anos Atrás

    QUANDO VI AO RESIDENCIAL GRACILIANO RAMOS, PROCURE O BAR DO FRED E VENHA DESFRUTAR DE DIVERSOS TIRA GOSTOS, FONE 33134822 ////88273664

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/