TOPO
Mais lidos

Cachorro quente de seu Moacir: campeão de acessos de 2014

O famoso Moises com sua foto na época do Quartel

Seu Moacir com sua foto na época do Quartel, empreendedor do bairro do Jaraguá com seu famoso cachorro quente

Seu Moacir Monteiro de Oliveira, ex-juiz de futebol, diz orgulhoso que inaugurou o Trapichão. No meu blog, este cidadão alagoano ficou famoso graças ao seu cachorro quente servido no pão francês, salsicha e carne moída, simples e maravilhoso. Foram 5.574 curtidas, quem acessou e foi lá provar também está de parabéns, afinal, Seu Moacir contabiliza 47 anos de empreendedorismo no bairro de Jaraguá.

Entre os dez mais acessados no meu blog, na categoria de lanches, estão os pasteis do Chico, da Geo e da Fumaça. No segmento de restaurantes e Bares, o Reinado da Macaxeira, Sanatório, Galeteria Fusion e Manga Verde (comida saudável). Já no turismo o roteiro de Paripueira e a Vila Niquim (mix de lojas e restaurantes que funciona no verão da Barra de São Miguel) conquistaram os internautas.

Também foram bem acessados os eventos temporários: Festival de Bar em Bar da Associação Brasileira de Restaurantes e Bares (Abrasel) e comidinhas de chefs na Praia, da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Vamos torcer por mais eventos de gastronomia na rua, o povo aprovou.

Também na minha página do facebook do Blog Nide Lins (https://www.facebook.com/blognidelins) e no instagram (@nidelins) vou publicar os post dos 10 mais de 2014.

Veja um breve resumo dos 10 mais acessados de 2014:

Cachorro quente do Moavir, tradição de 47 anos no bairro do Jaraguá

Cachorro quente do Moavir, tradição de 47 anos no bairro do Jaraguá

1 – Cachorro quente do Moacir – 5.574

Uma modesta casa de esquina no bairro do Jaraguá, logo de cara, não é convidativa e,  como diz o sábio ditado popular, “quem vê cara não vê coração”. Neste lugar singelo, de mesas de plástico, bancos, onde no fundo  tem um quadro do mar com uma jangada, o ambiente guarda seu o maior tesouro: o cachorro quente do Moacir.  E lá se vão mais de 50 anos de história no mesmo endereço, com o nome de  Caldilar. O Seu simpático Moacir de cabelos brancos, começou na labuta logo cedo, com 20 anos e ajudando o pai na mercearia que vendia perfume, feijão, charque, farinha…Mas, com as mudanças do bairro, da valorização do Centro de Maceió, ele resolveu mudar para o ramo de alimentos e bebidas. Primeiro foi caldo de cana com cachorro quente.  Hoje o caldo de cana perdeu a liderança para o suco de laranja, feito na hora, bem fresquinho (ideal para combater esse calor). Por dia, são consumidas mil laranjas. Uma proposta saudável – como não curto refrigerante e nem suco artificial, virei fã do Moacir. Mas, imbatível mesmo é o cachorro quente com carne moída e salsicha no pão francês, sempre fresquinho.

Rota  Caldilar – Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h30 até 17h30 e aos sábados das 8 as 12h/ Rua Barão de Jaraguá, 311 – Telefone 3325.5395 /Não aceita cartão

Pastel do Chico nos sabores de carne, queijo, misto e mistão, tradição de 22 anos no bairro do Prado

Pastel do Chico nos sabores de carne, queijo, misto e mistão, tradição de 22 anos no bairro do Prado

2 – Pastel do chico – 3.401

Pastel do Chico é uma tradição alagoana, a história da lanchonete começou há 22 anos, na Rua Cabo Reis, 610, e até hoje a iguaria mantém a mesma qualidade e os sabores de carne, queijo, misto e mistão. O Chico é avesso à entrevista e as fotos, mas a sua esposa Maria das Neves, sempre atenciosa, e claro uma das responsáveis pelo sucesso do pastel, com sorriso aberto relata a história da micro empresa familiar. “No começo não tinha pastel, só lanches. Um amigo da família ensinou a fazer o pastel, e pegou, tanto que os outros salgados desapareceram”, conta Maria das Neves.

Rota do Pastel do Chico – Rua Cabo Reis, 610 – Ponta Grossa. Telefone – 8811.5302/ 8879.9776 – Não aceita cartão, só dinheiro/ De segunda a sexta das 7h30 até 12h30 e das 13h30 até 18h/ Sábado das 7 até 12h

 

Picanha de cordeiro, um dos pecados do Recanto da Macaxeira

Picanha de cordeiro, um dos pecados do Recanto da Macaxeira

 3 – Recanto da macaxeira – 3.080

A macaxeira é originária de Arapiraca, daquelas que chamamos de manteiga, pela sua cor amarela, cozida na panela de pressão, derrete. Mas vamos decifrar o reinado da macaxeira e outros quitutes preparados pelo Marcos, que além de pilotar bem fogão, de dia tem um salão de beleza, e diz: “Faço tudo, corto, pinto, escovo….” A macaxeira vem com farofa, vinagrete e uma porção de manteiga derretida. Para escoltar a raiz,tem picanha nacional e argentina, contrafilé, costelinha de carneiro.

Rota Recanto da Macaxeira – Rua Artur Charles Dorvile 284, Jatiúca – Como chegar –  Na Antiga Amélia Rosa (praia em direção ao shopping Maceió) pega o último retorno, entra na primeira direita e depois primeira direita- Telefone: 8855.6845 – Aceita cartão – Funciona de terça a sábado, das 18h até meia noite.

Pastel de carne de dona Geo é campeão de vendas há 28 anos na pequena lanchonete no Jaraguá

Pastel de carne de dona Geo é campeão de vendas há 28 anos na pequena lanchonete no Jaraguá

4 – Pastel da geo – 2.828

Com 83 anos, cabelos brancos e sorrisos, a dona Gertrudes Wanderlei Araújo, ou simplesmente Geo, é de bem  com a vida e sua felicidade é o tempero dos seus pasteis, sanduíches, coxinhas de galinha e dos maravilhosos sucos da própria fruta. Comida simples, mas são os recheios de carne do pastel e do sanduíche que há 28 anos conquistam estômagos e corações no bairro do Jaraguá (próximo a Policia Federal). E justiça seja feita, todos os quitutes da Geo são ótimos, mas a carne moída tem um diferencial, ela é macia e vem misturada com purê de batata, cebola, pimentão e tomate verde (leva duas horas cozinhando) que confere o sabor especial.  Na panela da Geo não entra cominho. A massa do pastel é a mesma que compramos no supermercado, mas é bem crocante e sem excesso de óleo, também tem de bacalhau.

Rota Pastel da Geo – Avenida Walter Ananias, 893 -Jaraguá – Telefone: 3231-1377 – antes (direção Jaraguá/praia da Pajuçara) da Policia Federal- Entre a Nordeste Auto e a GrafNobre/ Funciona de segunda a sexta das 8h30 as 12h00 e das 14h30 as 17h30/ Sábado das 12h30 até 12h00/ – Não aceita cartão

Boa gastronomia e variada, a exemplo do camarão ao molho de menta da Santoregano na Vila Niquim, na Barra de São Miguel.

Boa gastronomia e variada, a exemplo do camarão da Santoregano na Vila Niquim, na Barra de São Miguel

5 – Vila ninquim  (Barra de São Miguel) – 2.427

O Villa Niquin é um shopping a céu aberto, na Barra de São Miguel, uma tradição de verão. Já que muitos alagoanos migram para suas casas de veraneio e os turistas lotam os hotéis, as lojas, bares e restaurantes também trilham o mesmo caminho do litoral Sul de Alagoas. Para quem tem criança, Villa Niquin é o paraíso para os pequenos. Lá no shopping a céu aberto tem o parque Pimenta, para a criançada se esbaldar, com recreadores de olho na gurizada. E quem deseja se aventurar pode curtir a tirolesa e o arvorismo, uma atividade muito bacana para que desde cedo as nossas crianças vençam os obstáculos. O turismo de aventura na Villa é uma das atividades mais requisitadas pelas crianças.

Rota da Villa Niquim – Funciona diariamente das 12 até as 22 horas o restaurante Casa do Chef e  a partir das 16 até 22h as lojas, restaurantes, bares, parque e as atividades do turismo de aventura.

Fusion Galeteria: costelinha suína crocante por fora e macia por dentro e acompanhada de feijão caseiro (gosto mais) ou tropeiro, arroz com cenoura, macarrão, fritas, maionese caseira (perfeita) ou purê, farofa e vinagrete

Fusion Galeteria: costelinha suína crocante por fora e macia por dentro e acompanhada de feijão caseiro (gosto mais) ou tropeiro, arroz com cenoura, macarrão, fritas, maionese caseira (perfeita) ou purê, farofa e vinagrete

6-  Fusion Galeteria – 2196

Estou com água na boca. Escrevo sem modéstia nenhuma porque a foto é minha, mas a arte da costelinha suína crocante por fora e macia por dentro é do alagoano de Batalha, Fernando Costa, o mais novo chef do mercado alagoano. O melhor: a iguaria vem acompanhada de feijão caseiro (gosto mais) ou tropeiro, arroz com cenoura, macarrão, fritas, maionese caseira (perfeita) ou purê, farofa e vinagrete. O novo restaurante Fusion Galeteria nasceu com a proposta de delivery (entrega à domicilio). Mas, graças ao amigo Vitor Cansanção, que pediu gentilmente uma mesa com cadeiras para confortavelmente saborear o galeto desossado acompanhado da cerveja,  o empreendimento virou restaurante.

Rota Fusion Galeteria – Avenida Capitão Marinho Falcão, 1112, Santo Eduardo (na mesma da Vitor Arts) – Telefone: 3024.3005/8845.0344/ Funciona das 10h30 até 15h. Só fecha nas terças-feiras / Aceita cartão

Segundo lugar: o pastel do Fumaça bom e barato, apenas R$1,00

Pastel do Fumaça bom e barato, no Centro de Maceió

7- Pastel do  Fumaça – 2081

Em todo e qualquer lugar do mundo, o lanche na sala de trabalho é imprescindível para rebater a fome. Tem aqueles que são diet e preferem frutas e barrinhas de cereais, outros apostam no bolo, e, claro, no cafezinho, que não pode faltar. Mas há quem prefira uma opção mais substanciosa, e barata. Para estes comensais, a dica é o Pastel do Fumaça (próximo à Transpal). Descobri o lugar graças a um convite dos meus colegas Edson e Elton (Jonh), que me chamaram para comer pastel com caldo de cana. O lugar é pequeno e simples. O campeão de vendas é o de carne (bom). Provamos também o de queijo coalho, também é bom. A massa caseira é macia, bom sabor, textura de pastel crocante, bem frito e feito na hora, bem quentinho.

Pastel do Fumaça – Rua Buarque de Macedo, 573 – Centro (próximo a Transpal)/ Funcional de segunda a sexta-feira, das 8 até 17horas e aos sábados, das 8 as 12h./ Telefone: 3326.2492 / Não aceita cartão

Sucesso no Sanatório: as coxinhas de frango são temperadas com ervas e sal, e podem ser empanadas em com uma capa de milho

Sanatório: as coxinhas de frango são temperadas com ervas e sal, e podem ser empanadas em com uma capa de milho

8- Sanatório Bar – 1.970

As coxinhas gordinhas e lindinhas chegam a mesa exuberantes e sexy. No cardápio elas são conhecidas como “Tulipinhas”, cobertas com um manto de farinha de milho e acompanhadas pelos molhos barbecue e aioli. Essa é a receita do casal de chefs Cristiana Purcell, nossa Tina, e Gustavo Gaeta, que abriram recentemente um saudável bar com a proposta de tratamento dos males do corpo e da mente. Batizado de Sanatório, situado no bairro do Poço (no antigo Caruaru), o novo endereço oferece um cardápio que vai da costelinha de porco às bebidas criativas. As coxinhas de frango são temperadas com ervas e sal, e podem ser empanadas em duas alternativas: farinha de trigo ou de milho (atendendo a quem não pode comer glúten), a de milho forma uma camada superdeliciosa.

Rota Sanatório – Avenida Brasil, 1255b, Poço – Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, a partir das 17 horas. Telefones: (82) 3316-2002 e/ou (82) 9919-2232/ Aceita cartão.

Em vez do peixe ao leite de coco, a crosta de tapioca (goma mais coco ralado), inovador e bom

Em vez do peixe ao leite de coco, a crosta de tapioca (goma mais coco ralado), inovador e bom

9 – Manga Verde – 1.905

Comer bem, naturalmente e saudável, é um sonho de consumo. Desde que me entendo por gente, a balança é meu pesadelo! E, como blogueira de gastronomia, a palavra “dieta” não consta no meu dicionário. Mas, quando abre um empreendimento com a proposta de comida saudável, corro para ver se é bom mesmo. Afinal, já se foi o tempo em que comida natural não combinava com sabor. Quando provei o filé de dourado com crosta de tapioca, arroz integral e legumes (no sabor do peixe), fiquei encantada pela criatividade e divinamente feliz pelo gosto bom ao paladar. Destaque também para a Ttrta de chocolate macia, molhada e saborosa. Na receita não tem farinha de trigo, nem leite, nem manteiga, e em vez de açúcar, adoçante… Para acertar a receita é preciso muita ciência, principalmente para não ficar extremamente doce e nem com sabor de adoçante, pois a nutricionista Moema Ferro acertou em cheio, a torta é maravilhosa, tanto que dá vontade de repetir na companhia de um cafezinho, do restaurante Manga Verde.

Rota Manga Verde, Cozinha Natural -Antiga Amélia Rosa, 221, Jatiúca. Indo em direção à praia . Funciona de terça a domingo, das 11h30 até as 15h e das 18 até as 22h. Telefone: 3025. 9889 / Aceita cartão

Pousada Vila dos Corais - O valor da diária é R$ 140,00 com café da manhã para casal. Indicado para casal, família, ou então reunir os amigos para curtir a praia de Paripueira. Uma Criança de até 5 anos no apartamento dos pais é free. Aceita cartão - Telefone (82) 3293-1362. Foto de Jorge Menezes

Pousada Vila dos Corais – O valor da diária é R$ 140,00 com café da manhã para casal. Indicado para casal, família, ou então reunir os amigos para curtir a praia de Paripueira. Uma Criança de até 5 anos no apartamento dos pais é free. Aceita cartão – Telefone (82) 3293-1362. Foto de Jorge Menezes

10-  Paripueira – 1.896

Não tem como escrever sobre a cidade de Paripueira (litoral Norte de Alagoas) sem lembrar-se do sambista Martinho da Vila: “Teka, rendeira/ Eliane, praieira/ Vamos pra Paripueira…”. Então, aceite o convite do mestre da música popular brasileira e vamos à Paripueira. Bem pertinho de Maceió, o  paraíso alagoano do litoral norte tem muitos encantos e sabores: o afamado camarão crocante do Osvaldo, os lagostins do Mar & Companhia, navegar de catamarã pelas piscinas naturais, à noite saborear uma boa pizza, esbaldar nos doces de seu Antonio, aconchegar na Pousada… Mas o impagável é o banho de mar no final de tarde na praia da Paripueira, de água morninha, ficar horas só olhando entardecer e nada mais…

Muito simples, assim é Paripueira, veja o roteiro para o final de semana:

Lagostins ou isca de peixe? O Mar e Companhia é restaurante e receptivo. Lá é o ponto de apoio para os turistas navegarem até as piscinas naturais da Paripueira - aliás, os nossos visitantes conhecem mais as piscinas naturais que nós, os nativos. Para almoçar, o camarão jangadeiro é um espetáculo: vem escoltado com arroz e batatas fritas. Também merecem atenção os lagostins grelhados e a isca de peixe na companhia da Itaipava: é dez.

Lagostins ou isca de peixe? O Mar e Companhia é restaurante e receptivo. Lá é o ponto de apoio para os turistas navegarem até as piscinas naturais da Paripueira – aliás, os nossos visitantes conhecem mais as piscinas naturais que nós, os nativos. Para almoçar, o camarão jangadeiro é um espetáculo: vem escoltado com arroz e batatas fritas. Também merecem atenção os lagostins grelhados e a isca de peixe na companhia da Itaipava: é dez.

7 - Na rodovia AL 101 Norte, a pizza é das boas e adorei a pizza de brócolis especial (queijo gorgonzola, mussarela, brócolis refogado no alho com azeite e tomate seco). Pizza a Lenha - funciona de terça a domingo, das 18 até as 23h. Telefone: 3293. 2222 - Paripueira - Aceita cartão

Na rodovia AL 101 Norte, a pizza é das boas e adorei a pizza de brócolis especial (queijo gorgonzola, mussarela, brócolis refogado no alho com azeite e tomate seco). Pizza a Lenha – funciona de terça a domingo, das 18 até as 23h. Telefone: 3293. 2222 – Paripueira – Aceita cartão

Brasileiras de seu Antônio, o melhor doce de Paripueira. Ele vende cocadas, mousse e outros doces nas barracas, mas só em finais de semana e feriados. Tudo é perfeito, feito por ele e sua esposa, mas o destaque é a brasileira (tipo bolacha). Além da farinha, ovos e manteiga, ela tem um pouco de leite condensado que deixa a iguaria super macia! Com cafezinho é muito mais que perfeito. Preço dos doces do Antonio: R$ 2,00 – claro, por este preço, não aceita cartão. Telefone: 9351. 7028

Brasileiras de seu Antônio, o melhor doce de Paripueira. Ele vende cocadas, mousse e outros doces nas barracas, mas só em finais de semana e feriados. Tudo é perfeito, feito por ele e sua esposa, mas o destaque é a brasileira (tipo bolacha). Com cafezinho é muito mais que perfeito. Telefone: 9351. 7028

Camarão crocante – A barraca do Osvaldo é fantástica, escondida entre coqueiros, oferece uma sombra muito aconchegante, chega dá preguiça de tomar banho de mar. Comandada pelo Osvaldo, o sucesso do bar é o camarão crocante, criação do próprio alagoano, sequinho por fora e macio por dentro, come-se brincando. Já o polvo com gengibre e ervas é no capricho. Resumindo: a barraca do Osvaldo é uma excelência, tiragostos de primeira. Mas, em breve ele será tema no meu post. Barraca do Osvaldo funciona das 10 até as 16h - de terça a domingo - Aceita cartão

Camarão crocante – A barraca do Osvaldo é fantástica, escondida entre coqueiros, oferece uma sombra muito aconchegante, chega dá preguiça de tomar banho de mar. Comandada pelo Osvaldo, o sucesso do bar é o camarão crocante, criação do próprio alagoano, sequinho por fora e macio por dentro, come-se brincando. Já o polvo com gengibre e ervas é no capricho.  Barraca do Osvaldo funciona das 10 até as 16h – de terça a domingo – Aceita cartão

As piscinas naturais Paripueira estão entre as mais preservadas de Alagoas

As piscinas naturais Paripueira estão entre as mais preservadas de Alagoas

 

 

 

 

 

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/