TOPO
Gastronomia Lanche

Pastel do Chico, o rei da Ponta Grossa

 

Pastel do Chico nos sabores de carne, queijo, misto e mistão, tradição de 22 anos no bairro do Prado

Pastel do Chico nos sabores de carne, queijo, misto e mistão, tradição de 22 anos n bairro da Ponta Grossa

O bairro do Ponta Grossa, um dos mais tradicionais de Maceió, tem histórias para contar, como o famoso “Moleque Namorador”, um alagoano de São Luiz do Quitunde, afamado por perpetuar o frevo no período de carnaval em uma das praças do bairro, que hoje tem o seu nome, uma justa homenagem ao dançarino. Nesta praça também ganhou fama um ponto de venda do Pastel do Chico, mas a história da lanchonete começou há 22 anos, na Rua Cabo Reis, 610, e até hoje  a iguaria mantém a mesma qualidade e os sabores de carne, queijo, misto e mistão.

O Chico é avesso à entrevista e as fotos, mas  a sua esposa  Maria das Neves, sempre atenciosa, e claro uma das responsáveis pelo sucesso do pastel, com sorriso aberto relata a história da micro empresa familiar. “No começo não tinha pastel, só lanches. Um amigo da família ensinou a fazer o pastel, e pegou, tanto que os outros salgados desapareceram”, conta Maria das Neves.

O pastel do Chico é fofo, não é de vento, tem recheio de verdade, e o principal, não vem embebido no óleo. “O sucesso da receita é o amor”, argumenta Maria Neves. Mas ela revela alguns truques,  um deles é a temperatura do óleo, deve permanecer normal, se estiver frio o pastel absorve o líquido, e muito quente queima a massa. Outro detalhe,  eles  utilizam os mesmos produtos (farinha e margarina) e não mudam.

Sucos de cajá e graviola, há 22 anos mantêm a mesma qualidade

Sucos de cajá e graviola, há 22 anos mantêm a mesma qualidade

E realmente o tempo passa, e o pastel do Chico é o mesmo padrão de qualidade e sabor. Nas outras filias gerenciadas pela família do Chico são bons, mas com todo o respeito, o original da Rua Cabo Reis é o melhor de todos.

Para beber, invista nos sucos, além de mais saudáveis, são perfeitos. Eles são feito de polpas (marca Pomo) de cajá, mangaba, graviola e maracujá, e se faltar estes sabores seus fieis fregueses reclamam, e com justa razão, são ótimos que nem parecem ser feitos de polpas congeladas.

No mais, o Pastel do Chico é um dos lugares mais tradicionais de lanches de Maceió. Lá sempre “ferve ” de gente que aprecia a boa culinária regional com a essência do tempero alagoano.

Maria das Neves, uma das responsáveis pelo sucesso do Pastel do Chico

Maria das Neves, uma das responsáveis pelo sucesso do Pastel do Chico

Rota do Pastel do Chico

Preço – R$ 2,50 e R$ 4,00 (mistão)

Não aceita cartão, só dinheiro

De segunda  a sexta das 7h30 até 12h30 e das 13h30 até 18h/ Sábado das 7 até 12h

Rua Cabo Reis, 610 – Ponta Grossa. Telefone – 8811.5302/ 8879.9776

Outras filias – Praça Moleque Namorador, Rua Formosa e Mix na praia da Ponta Verde

 

Visits: 23

«

»

24 comentários
  • JOSÉ MARCOS
    9 anos Atrás

    Conheço o pastel do Chico a 20 anos e continua com excelente qualidade , unico pastel frito no oleo que não tem oleo rsrsrs

  • Liliana Ferreira
    9 anos Atrás

    a praça que leva o nome moleque namorador é no bairro da Ponta Grossa e não Prado portanto o pastel do Chico fica na rua Cabo Reis,Ponta Grossa

  • Marcos Vinicius Lima de Paula
    9 anos Atrás

    Sem duvida a melhor opção para quem quer degustar um bom pastel. E sem duvida o atendimento e excelente. Parabéns a todos que fazem o pastel mais gostoso da cidade “O pastel do Chico”.

  • Ronatam
    9 anos Atrás

    Excelente pastel. Meu sogro que me deu a dica e hoje sou cliente. Vez ou outra quando saiu do meu trabalho dou uma passadinha lá pra comer pastel e tomar esses sucos maravilhosos. Sucesso!

  • Allan
    9 anos Atrás

    Muito bom esse pastel, só que a Moleque Namorador e a Cabo Reis é Ponta Grossa e não Prado.

  • Silvana
    9 anos Atrás

    O bairro do pastel do Chico é Ponta Grossa e não Prado. Rua Cabo Reis começa na Ponta Grossa ficando entre ela e o Vergel do Lago (mas não passa no meio dele), segue até o Trapiche da Barra (Sesi Trapiche).

  • Eduardo Palmeira
    9 anos Atrás

    É sem dúvida o melhor pastel de alagoas, sou cliente e apreciador do pastel do Chico.

  • Mak Roberto
    9 anos Atrás

    Conheço e indico, bom.

  • Linda Lôbo
    9 anos Atrás

    Adoro o pastel do Chico. Conheci essa iguaria qdo ainda repórter policial da Gazeta de Alagoas, em 1986. Era nosso ponto de parada todos os dias, após as reportagens, com Gouveia, Pedrosa, Seu Pereira e o Cícero. Hoje, meus filhos adoram, qdo tenho algum compromisso próximo a rua Cabo Reis, sempre pedem para passar por lá. Parabéns Chico. O tempo passou mas a qualidade continua a mesma.

  • EDSON SILVA
    9 anos Atrás

    Muito bom Nide, amo suas dicas, parabéns pelo seu trabalho

  • Rodrigo Lins
    9 anos Atrás

    Gostaria de informar que a Praça Moleque Namorador como a Rua Cabo Reis pertence ao Bairro de Ponta Grossa.

  • Sheila Paula
    9 anos Atrás

    Nide, amo suas dicas, mas sou moradora do bairro e a praça Moleque Namorador e a rua Cabo Reis fazem parte do bairro de Ponta Grossa. E sou fã do Pastel do Chico, pra mim já é uma tradição do bairro. BEIJOSS

  • jailson vitorino
    9 anos Atrás

    Nide Lins, sou adepto do seu blog, já conheci vários estabelecimentos, bem como, provei vários sabores através das postagens, em sua maioria muito bom em tudo. Contudo, aproveito este espaço para fazer um comentário à respeito deste post, já conheço o pastel do Chico(Rua Cabo Reis) a muitos anos, e vez ou outra me desloco da parte alta da cidade para degustá-lo, mas o atendimento é de péssima qualidade, as pessoas que ali trabalham deixam uma péssima impressão, arrogantes, antipáticas e outros sinônimos que vão de encontro a excelência do bom atendimento. Ultimamente os pastéis são servidos mornos e muitas vezes frio, o bom pastel deve ser frito na hora, pelo menos é o meu gosto. Deixo aqui minha crítica para que os serviços, quem sabe possa ser melhorado.

  • Edvaldo
    9 anos Atrás

    Ótima sugestão, este pastel realmente é de excelente qualidade!

  • Marcia Moraes
    9 anos Atrás

    Neide, sou sua fã. Não perco nenhuma matéria sua. Realmente, o pastel do chico é único. Infelizmente encontramos outros com o nome mas, o original é o da Cabo Reis. Bjs.

  • JÚLIO PLECH
    9 anos Atrás

    Só para esclarecer a autora do blog, o Pastel do Chico iniciou suas atividades, de fato, na Avenida Cabo Reis – mencionada no texto -, porém o bairro não é Prado, mas sim Ponta Grossa.

    Só registrando onde realmente a pastelaria deu seu pontapé inicial.

  • Liziana
    9 anos Atrás

    Simplesmente delicioso! Conheço o da Barraca da Ponta Verde.

  • Sugestão
    9 anos Atrás

    Deveria funcionar sexta feira e sábado à noite!! Bom pra ir com a namorada, esposa, família!!

  • Nide Lins
    9 anos Atrás
    AUTOR

    Aos meus queridos leitores, desculpa o erro. Já está corrigido, o bairro é Ponta Grossa. Grande abraço. nide lins

  • Francielly sousa
    9 anos Atrás

    Obrigado a todos pelos comentários, o Pastel do chico começou qdo eu nasci, meu pai o “CHICO” teve a brilhante ideia de montar uma pastelaria.

    TEM MUITA GENTE SE CONFUNDINDO, MEU PAI É PROPRIETÁRIO DA LOJA DA CABO REIS E TAMBÉM A DO VERGEL Q SE LOCALIZA NA ANTIGA RUA SÃO PAULO N° 02 PRÓXIMO A PRAÇA SANTA TERESA FORA ESSES DOIS NEM UM OUTRO CANTO VENDE-SE O “PASTEL DO CHICO”.

  • ritinha
    9 anos Atrás

    tive a oportunidade de trabalhar la no pastel do chico e para dizer a verdade comia essa delicia todos os dias, nao conseguia ficar sem come-lo e assim engordei uns quilinho a mais …mas mesmo assim indico para qualquer pessoa essa delicia e ainda por pessoas queridas que trabalham la(fabiana, gleide, nevinha etccc) um super abraco para vcs bjs

  • dinho
    9 anos Atrás

    Recomendo sou cliente deste a fundacao. sempre q passo vou la matar a saudades. abracos chicao, dal, jau e leo.

  • james roberto soares
    9 anos Atrás

    sou degustador a vários anos do pastel de carne, no tempo que o chico ainda ficava no balcão servindo quente quase pelando, quanto aos sucos que tá mais para refresco e eu gosto assim deixei de tomar depois que eu descobri que é feito com água da casal e não mineral como eu pensava. Se mudou eu volto a tomar.

  • Pescocinho
    3 anos Atrás

    E top Pena que Não tem uma Franquia na Parte alta da cidade seria sucesso No Benedito Bentes as vezes deço a parte Baixa só pra comer esse Pastel top Recomendo

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/