TOPO
Turismo

Natal alagoano

 

Natal alagoano: presépio de cerâmica do João das Alagoas e seus discípulos

Natal alagoano: presépio de cerâmica do João das Alagoas e seus discípulos no Parque Shopping

17 de novembro de 2014: nesta data, com todo respeito aos meus seguidores, minha resenha não terá receita, nem dica de restaurante, passeio ou hotelaria… Na panela, o ingrediente principal será o turismo cultural com o sabor do artesanato produzido em Alagoas.

Nas minhas andanças, sempre garimpo santos, boi de carnaval e outras peças decorativas de casa para minha coleção pessoal. Esta semana duas iniciativas merecem aplausos, no Parque Shopping e Maceió Shopping, em parceria com o Sebrae e governo do Estado, abriram as portas para os artesãos exporem e comercializarem seus produtos com sugestivos presentes natalinos.

A estrela de Belém é do Rio São Francisco, criação das bordadeiras de Penedo

A estrela de Belém é do Rio São Francisco, criação das bordadeiras de Penedo

Quem não tem tempo de viajar até Capela para adquirir o presépio de cerâmica do João das Alagoas e seus discípulos pode ir à loja do Sebrae batizada de “Brasil Original”, que reúne o melhor do artesanato alagoano no Parque Shopping Maceió. As bordadeiras de Penedo trouxeram as estrelas, guirlandas e anjos de pano bordados com a temática da cidade e do Rio São Francisco para o natal ser abençoado pelo Bom Jesus dos Navegantes.

Em vez dos pinheiros de plástico, as artesãs de Coruripe criaram árvore natalina de palha de Ouricuri, e da bela cidade do litoral sul, ainda tem os acessórios de cozinha que dão mais charme seja no doce lar ou restaurante.

Em vez dos pinheiros de plástico, árvore natalina de palha de Ouricuri das artesãs do Pontal de Coruripe

Em vez dos pinheiros de plástico, árvore natalina de palha de Ouricuri das artesãs do Pontal de Coruripe

Na bela cidade do Sertão de Pão de Açúcar, os guardados bordados em panos de linho prometem um natal de paz. Na mesa, o colorido do bordado de filé do Sousplat, (descanso de mesa) do Pontal da Barra. De Feliz Deserto, a palha da taboa tem artigos para cozinha e mesa fazerem bonito em qualquer endereço.

Mesa natalina com o artesanato da Ilha do Ferro, Feliz Deserto e Maragogi

Mesa natalina com o artesanato da Ilha do Ferro, Feliz Deserto e Maragogi

Do assentamento de Maragogi, a arte das mulheres de fibra borda a mesma técnica do filé, em vez das linhas coloridas, a folha da bananeira tem conjunto de peças também para cozinha.

Artigos com arte de Solange Arruda e Maria Amélia

Artigos com arte de Solange Arruda e Maria Amélia

Na “Brasil Original”, as artistas Solange Arruda, com seus bordados, e Maria Amélia, com cerâmica, são mais opções de boas compras com a identidade cultural de Alagoas.

Quilombola: bolsa de praia de palha de ouricuri a novidade do Shopping Maceió

Quilombola: bolsa de praia de palha de ouricuri a novidade do Maceió Shopping

Quilombolas – No Maceió Shopping , próximo à loja Marisa, mulheres de quatro comunidades quilombolas das cidades de Canapi, Água Branca, Poço das Trincheiras e Igreja Nova pela primeira vez expõem o artesanato criativo.

O projeto Saber Tradicional das Mulheres Quilombolas, com a consultoria da arquiteta e designer Mirna Porto, foi uma grata surpresa para o público e felicidades das artesãs que venderam rápido suas criações.

Cada comunidade tem o seu destaque: Alto de Negras, de Canapi, com seus colares de cerâmicas com cordões de couro de bode, maravilhosos. De Água Branca, os chapéus, carteiras e bolsas de praia com palha de ouricuri são a aposta desse verão. Quem não comprou ainda tem hoje.

Delicadeza da carteira com rosas, criação das mulheres de comunidade de Quilombolas

Delicadeza da carteira com rosas, criação das mulheres de comunidade de Quilombolas

Igreja Nova também está com bolsas da palha de ouricuri, só que com novos modelos, e Porto das Tricheiras trouxe a trama batizada de Aió, uma técnica de fazer bolsas sem o uso de agulhas. O Aió é uma mochila de colheita, aqui em Maceió, uma bolsa para ir à praia e com muito charme. Destaque dessa comunidade são as carteiras (todas vendidas no primeiro dia), os tapetes de sacos plásticos, super ecológicos.

O artesanato com fonte de renda, e principalmente a auto estima para 93 mulheres de comunidade Quilombola são uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e o Governo do Estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Mulher da Cidadania e dos Direitos Humanos.

Em poucas palavras, minhas dicas de natal alagoano são presentes sustentáveis, e o melhor, com belo design e qualidade para presentear amigos em qualquer lugar do mundo.

Colar de cerâmica, resultado do trabalho da arquiteta Mirma Porto com as mulheres de comunidade quilombolas

Colar de cerâmica, resultado do trabalho da arquiteta Mirma Porto com as mulheres de comunidade quilombolas

 

Visits: 0

«

»

8 comentários
  • Betania Barros
    9 anos Atrás

    Perfeitos Nide Lins.
    A valorização da Cultura Alagoana, é perfeita!!!!!… Detalhes minunciosos que faz a grande diferença.
    Adoro suas materias, sobre tudo de nossa Cultura e Gastronomia Alagoana. Parabéns ao Artesãs e a vc também , por tanta sensibilidade…

  • Patrícia Bastos
    9 anos Atrás

    Apaixonada por todas essas belezuras!

  • Isolda Herculano
    9 anos Atrás

    Lindo, Nide. Obrigada por esse post, Alagoas tem uma cultura rica e fico feliz cada vez que a vejo percebida.

  • Carolina Heemann
    9 anos Atrás

    Parabéns pela matéria Nide, realmente a loja está linda, com muitas opções de compras para o natal. Achei muito coerente com a proposta do natal (no seu texto) quando vc diz ” Na bela cidade do Sertão de Pão de Açúcar, os guardados bordados em panos de linho prometem um natal de paz “.

    • Nide Lins
      9 anos Atrás
      AUTOR

      carol, muito grata pelo carinho. bjs

  • SHOPPING ONLINE
    8 anos Atrás

    Olá!
    Gostei muito deste conceito inovador.
    Proporciona uma super economia e inúmeros benefícios
    Que contribuem para melhorar a qualidade de vida!

  • Cristine Vilaça
    3 anos Atrás

    Onde encontro uma árvore de natal em palha , igual dessa matéria para comprar?

    • Nide Lins
      3 anos Atrás
      AUTOR

      A postagem é de 2017 da Loja do Sebrae, que não existe mais, arvore de palha é da Associação das artesãs de Pontal do Coruripe, na cidade de Coruripe

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/