TOPO
Chef na Cozinha Gastronomia Geral

Melhor presente do dia da criança: comida saudável

Manga Verde: Feijão preto, arroz e carne, receita nutritiva para o crescimento saudável e com sabor das nossas crianças

Manga Verde: Feijão preto, arroz e carne, receita nutritiva para o crescimento saudável e com sabor das nossas crianças

Vivi a infância no sítio Mangabeiras,  nome em homenagem a milhares de pés de mangabas, e são as melhores recordações de uma criança. Adorava ficar debaixo das fruteiras comendo manga, caju, sapoti, mangaba, jambo, pitanga, e a peripécia de subir no pé de jabuticaba para saborear a fruta doce e redonda.  Hoje, no bairro, não tem mais um pé de mangaba, apenas na minha memória as doces lembranças das frutas fresquinhas.

Com o sabor da memória, escolhi a nutricionista Moema Ferro, do restaurante Manga Verde, para criar um cardápio nutritivo, feijão com arroz de verdade. Em vez dos refrigerantes (ricos em sódio (sal), açúcares, corantes,  acidez) investir nos sucos das frutas.

“Preparar sucos da própria fruta, rica em vitaminas, e educar a criança a descobrir o sabor natural delas, sem o açúcar é o ideal”, sugere a nutricionista.  Uma das dicas é o falso refrigerante de cor laranja. Na receita são 150g de cenoura crua, 1 litro de suco de laranja (escolha as mais maduras) e 500 ml de água com gás. Espreme as laranjas e bate todos os ingredientes no liquidificador paracoar. Se precisar adoçar, aposte no mel.

Falso refrigerante: cor e os sabores da laranja com cenoura

Falso refrigerante: cor e os sabores da laranja com cenoura

O falso refrigerante do Manga Verde foi feito especialmente para a  3ª Edição da Semana Solidária da Criança realizada pela Associação Brasileira de Restaurantes e Bares (AL). O restaurante recebeu estudantes da Escola Pública do lixão, que também comeram pão de cenoura com patê de frango.

A ação Solidária da Criança da Abrasel contou com  a participação de 43 associados que adotaram mais de duas mil crianças de escola pública, orfanatos e creches para viver um dia saboroso nos restaurantes.

Lanche saudável: pão de cenoura com patê de frango

Lanche saudável: pão de cenoura com patê de frango

No restaurante Manga Verde tem receitas bem legais para as crianças, em especial, o nosso feijão com arroz e carne tão essencial no crescimento dos nossos guris.

Na receita, o feijão preto é cozido apenas nos legumes, coloca um pouco do jerimum, e sal sem exageros. Pode também colocar carne magra, o sabor do grão já é divino  e muito rico em fibras, ácido fólico, ferro, cálcio, fósforo, potássio, proteínas e antioxidantes, juntamente com inúmeras outras vitaminas e minerais.

O arroz é rico em uma proteína chamada lisina, enquanto o feijão contém muita metionina. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um prato de arroz com feijão garante a absorção de mais de 80% dessas proteínas. Além disso, o arroz oferece carboidratos, vitaminas e minerais. A carne bovina é muito saborosa, possui alto valor biológico: 80. O Contra Filé sem gordura e grelhado possui 35,9g de proteína para cada 100g.

Os famosos bolinhos de feijão com farinha, uma tradição nordestina

Tradição de mãe: famosos bolinhos de feijão com farinha e carne, inesquecíveis

Tem coisas que nossa memória gustativa não apaga. Lembro como hoje da minha mãe, dona Nia, delicadamente fazendo com as  mãos os bolinhos de feijão machucado com arroz, depois abria uma cava e colocava carne cozida. Para finalizar, farinha. Inesquecível, melhor comida do mundo. A descoberta dos sabores simples e nutritivos. Que felicidade e saudade….

 

Rota Manga Verde, Cozinha Natural

Preços dos pratos principais (individual) de R$ 18,00 . Aceita cartão.

Funciona de terça a domingo, das 11h30 até as 15h e das 18 até as 22h.

Antiga Amélia Rosa, 221, Jatiúca. Indo em direção à praia

Telefone: 3025. 9889

 

 

 

Visits: 0

«

»

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/