TOPO
Geral

Setembro, um mês de Boas Lembranças

Depois do sucesso do Chfes na Praia, o evento de Bar em Bar da Abrasel também acontecerá  na orla de Maceió em novembro

Depois do sucesso do projeto Chefs na Praia, a abertura do festival de Bar em Bar da Abrasel acontecerá na orla

O mês de setembro começou bem. No dia 03, o evento “Chefs na Praia” deu mais sabor à rua fechada da Ponta Verde com a venda de mais de cinco mil porções de comida brasileira. No dia 10, aconteceu o projeto “Merenda dos Chefs” para mil crianças da Escola Frei Damião, no Benedito Bentes. O creme de macaxeira com peixe e arroz de jerimum fizeram a felicidade da meninada.

Os dois eventos, organizados pela Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, deixaram o gostinho de quero mais. A novidade promete mais sabor no mês de novembro – os chefs voltam à praia no Festival de Bar em Bar, da Associação dos Restaurantes e Bares (Abrasel). Aplausos.

Merenda escolar dos  chefs: Creme macaxeira com peixe e arroz de jerimum

Merenda escolar dos chefs: creme macaxeira com peixe e arroz de jerimum

Depois da novidade, vamos à receita que o blog sempre publica nas segundas-feiras. Desta vez, são duas – a da merenda escolar do chef Cesar Santos, do restaurante Oficina do Sabor, em Olinda, e a sopa de feijão de Vera Moreira, do Akuaba. As duas são inspiradas nas memórias do chef pernambucano.

Cesar Santos nunca se esqueceu da sopa de feijão com legumes servida na merenda em sua escola, no Recife. “A gente chamava as merendeiras de tias, amava a sopa de feijão, cada aluno levava um legume para fazer”, conta o chef, que fez da sua memória de sabores o projeto “Hora Feliz”.

Sopa de feijão com legumes a boa lembrança do chef Cesar Santos

Sopa de feijão com legumes, a boa lembrança do chef Cesar Santos

Das lembranças gastronômicas do tempo de criança, o chef Cesar levou o projeto “Hora Feliz” a três cidades: Rio de Janeiro, Olinda e Maceió, que recebeu o projeto em festa. Na cozinha da escola, os panelões foram compartilhados pelas merendeiras, os voluntários do curso de gastronomia e os chefs da Boa Lembrança Cesar Santos (Olinda), André Generoso (Divina Gula), Jonatas Moreira (Akuaba) e  Jeff Colas  (Olinda).

Na receita, ingredientes regionais. Macaxeira, peixe, leite de coco, arroz e jerimum. A proposta é oferecer sabor, fazer com que as crianças deixem de lado os lanches industrializados por uma alimentação saudável e rica em nutrientes.

Chefs da Boa Lembrança preparam mil refeições para as crianças da Escola Frei Damião

Chefs da Boa Lembrança preparam mil refeições para as crianças da Escola Frei Damião

Na escola Frei Damião, além da merenda elaborada pelos chefs, as merendeiras aprenderam como aproveitar melhor os alimentos.

Bom, a Associação da Boa Lembrança já deu o primeiro passo. Agora é abraçar a ideia e adotar alimentação saudável no lanche criançada.

Creme de Macaxeira e Peixe com Arroz de Jerimum do Chef Cesar Santos

Rendimento: 10 Porções

Equipe comandada pelo chef André Cesar na cozinha da Escola Frei Damião

Equipe comandada pelo chef André Cesar na cozinha da Escola Frei Damião

Ingredientes

200 gramas de cheiro verde

1,5 quilo de filé de peixe em cubos (temperado com sal)

1 quilo de macaxeira cozida e amassada como purê

1 litro de leite de coco

4 cebolas picadas

5 tomates bem maduros picados

2 pimentões verdes picados

300 gramas de extrato ou polpa de tomate

300 ml de creme de leite

100 gramas de mostarda amarela

Óleo

50 ml de Azeite de Oliva

50 ml de Azeite de dendê

06 dentes de alho picados

Modo de preparo

Em uma panela com óleo, refogue a cebola e o alho. Em seguida, acrescente o frango já temperado com sal, adicione o tomate, o pimentão o extrato de tomate e o cheiro verde. Deixe cozinhar até o frango ficar tenro. Acrescente o aipim cozido, deixe refogar por alguns minutos e acrescente o leite de coco e o creme de leite até obter um creme espesso e homogêneo. Deixe ferver mexendo sempre para não grudar no fundo. Por fim, acrescente os azeites de oliva e dendê para finalizar. Sirva acompanhado de arroz de abóbora.

 

ARROZ DE JERIMUM

Ingredientes

01 Kg de arroz cozido e escorrido

01 kg de jerimum cozido e amassado como purê

100 ml de óleo

01 cebola ralada

Modo de preparo

Refogue a cebola com o óleo até obter uma coloração transparente da cebola, adicione o purê de abóbora e deixe refogar. Acrescente o arroz já cozido, adicione sal a gosto e sirva como acompanhamento do bobó de peixe.

Ingredientes da sopa de feijão

Ingredientes da sopa de feijão

Sopa de feijão por Vera Moreira

Com as lembranças do chef César Santos, a chef Vera Moreira  (Akuaba) enviou a receita da sopa do feijão que ela prepara para seus filhos Aina e o chef Jonatas.  Sopa de Mãe, melhor coisa do mundo. Vera fazia principalmente quando eles eram crianças. “Antes de ir trabalhar deixava a sopa pronta porque sempre me preocupei em alimentar meus filhos com sabor e comida saudável, nada de enlatado”, lembra.

Ingredientes

01 tomate

01 cebola pequena

01 molho pequeno de coentro

Dois dentes de alho

02 colheres de sopa de extrato de tomate

Sal a gosto

01 osso de patinho

02 duas xícaras de feijão cozido

01 pedaço pequeno de abóbora

01 batata

meia cenoura

Meio chuchu

Meia xícara de chá de massa de Sopa ou macarrão picadinho

Modo de preparar

Cozinhe o feijão com alho, cebola, cebola, extrato de tomate e osso de patinho. Depois que o feijão cozinhar,  bata no liquidificador e peneire. Junte com legumes (bem picados)  e deixe cozinhar. Coloque por último o macarrão.

Dica: Para quem aprecia, um pouco de cominho socado com alho dá um sabor especial

 

 

Visits: 0

«

»

3 comentários
  • Maria Joselia de Andrade
    9 anos Atrás

    Gostei de ver, como voces fizeram a alegria de todos aqueles a criançada.

  • joatas
    9 anos Atrás

    Se nossos políticos sujaram e envergonharam o nosso Estado desviando verba da merenda escolar deflagrada na Operação Mascotch, vcs mostraram como estas crianças já tão sofridas pela carência estrutural de suas escolas merecem ser tratadas …. o trabalho de vcs foi lindo … que sirva de exemplo para outros profissionais e empresários bem sucedidos que podem repartir seus talentos com quem mais precisa de um bom exemplo … parabéns Chefs.

  • maria cristina alves quirino
    9 anos Atrás

    Nide, adorei o projeto tanto da orla, quanto o de levar merenda simples e de boa qualidade para nossas crianças. Espero que aconteçam muitas edições do Chefs na Praia, especialmente no verão, quando nossa Maceió estará repleta de turistas. Parabéns pela reportagem.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/