TOPO
Geral

Caruaru, além da feira. E com sabor italiano

Caruaru, cidade pernambucano, bem perto de Maceió, é o destino de compras,comer, beber e viver

Caruaru, cidade pernambucano, bem perto de Maceió, é o destino de compras,comer, beber e viver

“A Feira de Caruaru,/ Faz gosto a gente ‘vê’./ De tudo que há no mundo,/ Nela tem pra ‘vendê’,/ Na feira de Caruaru…”

… Uma viagem até cidade pernambucana abençoada pelos mestres do barro, faz a gente lembrar a música de Luiz Gonzaga. Mas preste atenção, Caruaru é, além do artesanato e das feiras, também um centro da melhor culinária. Lá come-se bem, desde culinária nordestina ao restaurante italiano La Vera. Dessa vez vou ficar devendo dicas de restaurantes especialistas no bode guisado ou na fava, outras tradições da cidade.

Restaurante La Vera, ótima comida italiana em Caruaru

Restaurante La Vera, ótima comida italiana em Caruaru

Na viagem à convite da Masterop Operadora (leia-se Carolina Feitosa) traçamos um breve roteiro de comer, viver, beber e comprar em Caruaru. E nesse itinerário contamos com o auxilio luxuoso de Carmen Coutinho (formada em gastronomia e especialista em botecos).

Pra começo de conversa, quem vai até Caruaru tem por obrigação conhecer o Alto do Moura, o bairro onde são produzidos os famosos bonequinhos de barro, e tudo começou o Mestre Vitalino, também tocador de banda de pífano.

Vamos aos pontos:

Alto do Moura: Museu do Mestre Vitalino, visita obrigatória em Caruaru

Alto do Moura: Museu do Mestre Vitalino, visita obrigatória em Caruaru

Casa museu – A casa do Mestre Vitalino é o museu mais famoso do lugar, expondo o acervo do artesão e músico que conquistou o mundo com as esculturas de barro. Seu filho Severino Pereira dos Santos, sempre presente na instituição, mantém viva a tradição pai e também é escultor de mão cheia.

Instigante: no Memorial do Mestre Galdino parte de seus sonhos em barro

Instigante: no Memorial do Mestre Galdino parte de seus sonhos em barro

Mestres –  No alto do Moura tem o roteiro dos mestres, os artistas populares com seus ateliers bem identificados, pra nenhum turista se perder nem se confundir. O mais fascinante é o Memorial do Galdino (falecido), com suas esculturas nas quais misturam-se o humano e o animal. Seu filho Joel continua no batente, multiplicando o legado.

Miniatura da mestra Marliete, filha do famoso Mestre Zé Caboclo

Miniatura da mestra Marliete, filha do famoso Mestre Zé Caboclo

Herdeira –   Destaco também as miniaturas esculpidas pela ceramista Marliete, filha do famoso Mestre Zé Caboclo, um dos primeiros bonequeiros a exercer o ofício no Alto do Moura. Dona de domínio técnico perfeito, ela recria com riqueza de detalhes temas consagrados por outros artistas, como as cenas de retirantes, a volta da roça e a rotina da lavoura.  Ela trabalha, com a família, reproduzindo cenas cotidianas e vende suas peças para colecionadores do Brasil e do mundo.

Os bois do filho do mestre Vitalino, Severino

Os bois do filho do mestre Vitalino, Severino

Roteiro  das Artes– Como todos os ateliers merecem ser visitados, o melhor é passar antes na Associação dos Artesãos do Alto do Moura e pegar um mapa da cidade com o roteiro dos mestres (Elias dos Santos, Luiz Galdino, Família Vitalino, Zé Galego, Família Zé Caboclo, Família Luiz Antonio, Memorial do Mestre Galdino e Família Manuel Eudócio…)

Nova versão das sandálias show boi. Este para azul foi adquirido pelo jornalista Felipe Camelo, integrante da viagem

O exemplar da sandália xô boi azul foi adquirido pelo jornalista Felipe Camelo na Feira de Caruaru.

 

Tem tudo – A Feira de Caruaru é como a música do Luiz Gonzaga diz: tem de tudo, cachorro, papagaio, confecções e artesanato de couro, madeira, barro, palha, e para os fãs tem loja com o artesanato de Minas Gerais. Ótimo para compras.

Muito leve: mão de vaca na barraca da Silvia, na Feira de Caruaru

Muito leve: mão de vaca na barraca da Sandra, na Feira de Caruaru

Mão de vaca – Depois das compras vamos à comilança, primeiro nos botecos da feira. Sob a coordenação de Carmen Coutinho conhecemos a  Barraca da Sandra. Lá provamos mão de vaca (super leve) com muita cartilagem, seguida do saparatel (bem miudinho) e a feijoada (o melhor prato da casa). Simples e bom.

La Vera, restaurante Italiano em Caruaru, muito charmoso

La Vera, restaurante Italiano em Caruaru, muito charmoso

Sem ketchup– Logo na primeira página do restaurante La Vera, está informado, para quem deseja saborear as massas, pizzas, pães… “Não servimos ketchup nem maionese”. Aprovei a medida, pois esses molhos matam qualquer pizza ou massa. O restaurante italiano, com apenas dois anos de existência, é o melhor italiano da região. Inicie a expedição pelos pães caseiros com sal grosso e bom vinho.

As bruschettas são feitas com pão especial e têm variados recheios, desde o tradicional de tomate (simples, mas o melhor) seguido pelos sabores de ragu (carne moída), toscana (linguiça e queijo).

Pizza rustica, do restaurante La Vera é mais que perfeita e vicia

Pizza rustica, do restaurante La Vera é mais que perfeita e vicia

Não deixe de provar – A pizza rústica é a predileta da Eliza (filha da Carmen). A massa vem com molho de tomate, mussarela, linguiça, gorgonzola e  brócolis. É de pedir bis, e deixa saudades. Ótima dica de Eliza.

O restaurante é do italiano Gianni Vene, também artista plástico, que se apaixonou pela pernambucana Islane Gonçalves… e assim nasceu o La Vera (“A Verdadeira”, numa tradução direta). O restaurante também recebeu indicação da seguidora do blog Lucía Villanueva. Aprovadíssimo.

Pecado da gula -Os pães preparados na cozinha da La Vera

Pecado da gula: Os pães preparados na cozinha do restaurante La Vera

Gente do turismo: a simpática recepcionista d o hotel

Gente do turismo: a simpática recepcionista do hotel Citi Hotel

Para se aconchegar –Ficamos no City Hotel Residence, é o mais novo meio de hospedagem na cidade. Dispõe de apartamentos amplos, confortáveis; e um café regional, no capricho, que tanto apreciamos e indispensável para trilhar os caminhos de Caruaru..  Valor da diária do apto casal é de R$ 204,00 já com café da manhã.

Pousada simpática do Auto do Moura

Um dos apartamentos da Pousada Casa Gente no Alto do Moura

Pousada Casa da Gente –Fica no Alto do Moura e é muito simpática;  não conheci os serviços de hospedagem, mas gostei do estilo rústico, típica casa do interior, onde  do proprietário (podemos visitar) guarda uma valiosa coleção do Mestre Galdino.

Obra do mestre Galdino, coleção particular da Pousada Casa da Gente

Obra do mestre Galdino, coleção particular da Pousada Casa da Gente

Rota Caruaru

Masterop –  www.masterop.com.br – telefone: 82 3216.200

Feira de Caruaru: Feira de Artesanato de segunda a Sábado, das 05 às 17h/ Feira da Sulanca – Segunda Feira às 5h

La Vera: Av Jangadeiro Juvencio 196 -Caruaru -Telefone: 81 3721-7329 (Não aceita cartão)

Museu do Mestre Vitalino:  Rua Mestre Vitalino, s/n | Alto do Moura | Telefone: (81) 3721.1257/ Visitação: Segunda a Sábado, das 8h às 12h e das 14h às 17h – Domingo das 9h as 13h.

Memorial Mestre Galdino:  Rua são Sebastião, 181 – Alto do Moura.Horário de Funcionamento: Segunda a Sábado de 8h às 12h e das 14h às 17h, Domingo de 9h às 13h.

Mais fotos de Caruaru

Tradição: Feijoada do jornalista Marcolino Jr em Caruaru com Alexandre Lima, Carolina Feitosa, Sheyla e Amanda divulgando os pacotes turísticos da Operadora Masterop

Tradição: Feijoada do jornalista Marcolino Jr em Caruaru com Alexandre Lima, Carolina Feitosa, Sheyla e Amanda divulgando os pacotes turísticos da Operadora Masterop

Guias da boa gastronomia de Caruaru: Carmen, Islane, Vene e Eliza no La Vera

Guias da boa gastronomia de Caruaru: Carmen, Islane, Vene e Eliza no La Vera

A Silvia, dona da melhor feijoada na Feira de Caruaru

A Sandra, dona da melhor feijoada na Feira de Caruaru

blog caruaru4

 

 

 

 

Visits: 0

«

»

8 comentários
  • Lucía Villanueva
    9 anos Atrás

    Nide amei o post. Caruaru tem me surpreendido e muito a cada vez q vou lá, por sinal tenho ido muito, claro além do bode q se come em todo canto e delicioso, o La Vera foi a melhor surpresa das minhas idas pra lá. Doida pra voltar !

    • Nide Lins
      9 anos Atrás
      AUTOR

      Também Lucía já gostava de caruaru, agora gosto mais e vou retornar. bjs
      o

  • lili amaral
    9 anos Atrás

    Oi Nide! Adoro seu blog e o leio sempre. Traz aspectos de nossa cultura nordestina que nos são muito especiais. Gostaria que vc fizesse uma pequena alteração: a sandália é “xô” boi, como tanger gado, e não show boi como escrito logo acima.

    • Nide Lins
      9 anos Atrás
      AUTOR

      Lili, grata vou mudar. bjs

  • Gianni Vene
    9 anos Atrás

    Obrigado pelos elogios, espero que voltem logo para experimentar outros pratos, e dar outras opiniões!
    Arrivederci!

  • NELMA BARROS
    9 anos Atrás

    Bom dia Nide
    Somente hoje li sua crítica da minha amada Caruaru, onde mora mora minha família, sou meio alagoana, nasci em Maceió e fui “criada” em Caruaru e é muito bom ver o lado gastronômico da capital do agreste pernambucano. Vou compartilhar com todos os pernambucanos. Muito, muito obrigada por sua visão da gastronomia para quem pouco entende, como eu, mas amo comer bem. Abraços.

  • maria cristina alves quirino
    9 anos Atrás

    Nide, Caruaru é tudo de bom , no Alto do Moura tem uma fava com carne de bode maravilhosa, dá água na boca só em pensar. A feira de Caruaru é super curiosa, realmente você encontra de tudo lá. Você precisa ir no período de São João, o forró é bom demais, todos os anos vamos dançar um forró do bom. Parabéns pela reportagem.

  • Andréa Cristina
    9 anos Atrás

    Olá Nide

    Obrigada pelo seu comentário sobre Caruaru e especialmente sobre o hotel Citi, e espero que venha mais vezes nos prestigiar com sua presença em nosso hotel, amei a foto.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/