TOPO
Cozinha Popular

Maragogi: Melhor peixada da Edna

A peixada a moda da casa no restaurante Maragaço, em Maragogi é mais perfeita

A peixada a moda da casa no restaurante Maragaço, em Maragogi é mais que perfeita

Uma viagem até a cidade de Maragogi é surpreendente. Muito além do sol, mar e de suas famosas galés tem o turismo rural, ecológico, festival da lagosta,  artesanato das mulheres de fibras, docinhos de sequilhos, fé no mosteiro de São Bento, fazenda, hotel, resort, pousada e sabores. Escolhi as sextas-feiras para contar um pouco da minha vivência na cidade litorânea do litoral norte de Alagoas. Para iniciar bem a série de reportagens,  elegi a história saborosa e empreendedora do casal de alagoanos José Luiz e Edna,  donos do melhor restaurante de frutos do mar na região.

O restaurante  Maragaço fica na própria residência do casal,  que aos poucos foi cedendo espaço para o restaurante, de frente ao mar de Maragogi, no centro. E digo sem medo:  Edna faz a melhor peixada que já comi em Alagoas, tanto que José Luiz diz: “O lugar é simples, mas depois de comer nossa peixada a senhora vai voltar”.  E realmente, fui fisgada pelo estômago e coração.

Detalhe da peixada a moda casa: lagosta, polvo, camarão e legumes no leite de coco natural

Detalhe da peixada a moda casa: lagosta, polvo, camarão e legumes no leite de coco natural

 

A peixada à moda da casa chega na mesa linda, colorida com tomates, ovos, batata, chuchu,  coentro, cenoura, cebola, lagosta, camarão, polvo,  posta de peixe  e duas pimentas  verdes de cheiro, que exalam o aroma aprazível. Todos os itens são mergulhados no caldo de peixe com coco.  Para escoltar os frutos do mar, pirão no leite de coco natural e arroz branco.

É de comer rezando e pedir bis, a peixada da Edna é bem alagoana, o leite de coco é na medida exata, não cobre os sabores dos pescados.  Simples e perfeito. O segredo da Edna, além do nato para temperar, também conta com o conhecimento de seu esposo Luiz, que durante quinze anos viveu pescando em alto de mar, e conhece com a palma da mão sobre os peixes, camarões, lagostas e polvos.  “Meus amigos trazem peixes fresquinhos”, diz o alagoano.

Enquanto Edna cozinha, Luis é o falante do  salão, e como bom pescador, ele lembra que na sua época, sem tecnologia, as estrelas guiavam até os peixes.

Sucesso: Edna e Maria José comandam a cozinha e Luis atende o público com muita história pra contar

Sucesso: Edna e Maria José comandam a cozinha e Luis atende o público com muita história pra contar

Gente simples – José Luis viveu e nasceu em Maragogi, e além de pescador  foi cortador de cana, mas encontrou no turismo a oportunidade de mudar de vida. “Comecei pequeno e o Maragaço foi crescendo a ponto de alugar uma casa para meus filhos, porque os quartos viraram restaurante”, conta.

No começo foi difícil, ninguém dava atenção à família do José. Os turistas passavam, olhavam  para o lugar simples e corriam, mas o alagoano não desistiu. Atualmente, os seus fieis clientes são o melhor cartão de visita do Maragaço.

José disse que vai colocar no cardápio o salmão, porque o povo pede. “Eu comprei, mas nem conheço esse peixe”, diz o ex-pescador. Mas na minha opinião, na cozinha da Edna nem precisa de peixe importado, porque o mar de Maragogi tem arabaiana, cavala, dourado, nossos peixes nobres e saborosos.

Para quem intolerância a camarão é sá avisar, o peixe vem no prato separado

Para quem intolerância a camarão é só avisar, o peixe vem no prato separado

O Maragaço está entre meus lugares sagrados, cantinho da boa peixada alagoana. E claro, a comida deliciosa e simples abriu o meu apetite para voltar e provar outras iguarias da Edna, mais uma preciosa da cozinha dos mares.

Maragogi é bonito até em dias de chuva. E será tema de várias postagens no meu blog

Maragogi é bonito até em dias de chuva. E será tema de várias postagens no meu blog

Rota Maragaço – Maragogi (litoral norte de Alagoas)

Peixada a partir de R$ 45,00 – Pratos para duas pessoas  (três comem bem)

Av. Senador Rui Palmeira N° 1001, Centro de Maragogi – 082 3296-2041.

Funciona de segunda a sábado, das 11 até 21h – Domingo das 11 até 16h

Aceita cartão

 

Aceita cartão

 

 

 

 

 

Visits: 0

«

»

8 comentários
  • Regiane
    10 anos Atrás

    Ótimo verdade!!!!

  • Bruce Jay
    10 anos Atrás

    Nide: Desde que eu, meus afamilhares e amigos conheceram Maragaço não tem outro lugar que queremos comer. É um vicio. O que faltou é falar sobre o “pirão”. Não tem outra igual e ainda nem o Nana nem a Edna quer dizer o segredo. Tudo que chega na sua mesa merece elogios. De acordo com TripAdvisor.com isto é o melhor restaurante da orla urbana de Maragogi. Tenho orgulho de ser um cliente fixo desta família tão carinhosa e lutadora. Obrigado por ter dado o destaque que eles merecem.

    • Nide Lins
      10 anos Atrás
      AUTOR

      Boa noite Bruce, realmente citei, mas é o melhor pirão que já comi

  • Rosangela e Junior
    10 anos Atrás

    Estou com muitas saudades de vocês. O Maragaço tá um SUCESSO graças a Deus. Vocês merecem grandes guerreiros. Quem for a Maragogi não deixem de passar no Restaurante Maragaço. Saudades. ..

  • Sandra
    10 anos Atrás

    Fiéis clientes!Esses somos eu e meu esposo Wanderley. Desde abril de 2010 nos apaixonamos por Maragogi, ao ponto de construirmos uma casa e para lá retornarmos com grande frequência, apesar da distância (somos de Ribeirão Preto – SP). Com certeza além da sua natureza privilegiada o fator mais importante a nos motivar foi o povo dessa cidade. Zé Luís e Edna, seus filhos e a netinha linda moram em nosso coração! Acompanhamos a luta deles de perto e sempre soubemos que venceriam! Gente dedicada, honesta, sincera no agir e falar! A cozinha da Edna é iincrívelmente simples,mas tratada como uma jóia, e seu carinho ao realizar os pratos e atender aos pedidos beiram à perfeição! Ir a Maragogi é sinônimo de comer no Maragaço, desfrutar da boa comida, do acolhimento familiar, do whisky no final do dia vislumbrando o pôr de sol e saboreando os camarões que a Edna prepara, embalados pela boa prosa do Zé Luís…Parabéns pela sua publicação! Essa família, e esse estabelecimento merecem todos elogios e reconhecimento! Ah! O pirão é uma história a parte, eu diria que é de pirar de tão bom! ! !

  • Syllas
    10 anos Atrás

    Simplesmente Fantástico! Em Maragogi é o melhor lugar pra se comer bem, o atendimento é bom e familiar tudo muito simples mas com muita qualidade e sabor. Parabéns!

  • rosineidev.oliveira
    9 anos Atrás

    amei sua peixada gostaria da receita pra fazer pra meus filhos tb.obrigada

    • Nide Lins
      9 anos Atrás
      AUTOR

      Bom dia rosineide, vou perguntar aos donos se eles cedem a receita, abraço

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/