TOPO
Geral

Peixe frito e caldinhos da Ilza

Alagoano: peixe cavala, feijão caseiro, arroz e farofa, simples e saboroso na praia de Riacho Doce

Alagoano: peixe cavala, feijão caseiro, arroz e farofa, simples e saboroso na praia de Riacho Doce

A trilha sonora vai de Roberto Carlos à Luiz Gonzaga, o barulhinho do mar, mesinhas e cadeiras ao sabor do vento…e mesmo com o sol tímido de julho, a cerveja gelada desce bem no singelo Bar da Ilza. Para iniciar os trabalhos do final de semana, indico os caldinhos de sururu ou de maçunim ao leite de coco, servidos em copinhos de plástico e de ótimo sabor! Mas a peixada é o carro chefe do modesto estabelecimento.

O lugar, batizado de Recanto Ilza Bar já tem 25 anos de serviços prestados em nome da boa gastronomia regional.  Quem me apresentou o lugar foi o casal de Manaus, Marnilzi e Audalio Neves, que elegeram o  cantinho alagoano para viver bons momentos, ficar olhando o mar e saboreando o “Boca Mole”, peixe parente da Carapeba.

Peixe boca mole, parente saboroso da carapeba no bar da Ilza

Peixe boca mole, parente saboroso da carapeba no bar da Ilza

Segundo a minha vó, dona Domitila, a melhor  Carapeba é aquela que quando juntam três delas, dão um quilo. Porém, nosso peixe é bem mais caro, afinal é nobre. O Boca Mole é mais em conta. E o peixinho lembra mesmo a Carapeba – visual idêntico, carne branca e saborosa.  A gente pede uma, duas e até três porções do similar e com a cerveja bem geladinha, a conversa vai longe.

As  peixadas são as estrelas do bar na Praia de Riacho Doce e, claro, a de pirão é imbatível.  Mas, como adoro feijão com arroz e peixe frito, deixei de lado o pirão e investi no feijão caseiro que vem com o toque da pimenta de cheiro. No prato vem duas postas de Arabaiana, Cavala ou Dourado (bem sequinhos) – e o melhor de tudo: o peixe é comprado direto dos pescadores da região.

Caldinho de maçunim ao leite de coco natural

Caldinho de maçunim ao leite de coco natural

O bar tem 25 anos e é um pequeno empreendimento familiar de sucesso. “Aqui não tem pressa”, avisa logo a dama da cozinha, Ilza Marques. No lugar sagrado da alagoana, as panelas são limpíssimas e, como diz, “bem arreadas”. “Tudo é feito na hora”, reforça. Então, enquanto esperam as peixadas, apreciem os bons caldinhos, pois a pressa é inimiga da perfeição.

caranguejos pequenos, mas gordinhos e saborosos

caranguejos pequenos, mas gordinhos e saborosos

Apesar de pequenos, os caranguejos Guaiamum, antes de chegar nas panelas, passam uma semana hospedados na casa da Ilza. O resultado: os bichinhos são gordinhos e saborosos, servidos apenas na água e sal.

O recanto da Ilza Bar é uma singela casa na beira-mar de Riacho Doce. É um típico boteco pés na arreia, mas a comida regional é das boas, e ainda tem o Cação. Não provei, mas fica para próxima visita.

Bolo de chocolate da Ilza para adoçar o nosso paladar

Bolo de chocolate da Ilza para adoçar o nosso paladar

Para chegar lá é preciso passar pela pracinha de Riacho Doce, onde do outro lado da pista tem os doces das boleiras produzidos em forno de barro, nos dias de sábado e domingo…Caso consigam resistir às tentações do caminho, aproveitem o bolo de chocolate da Ilza, bastante macio e gostoso!

Praia de Riacho Doce, coqueiros e bar simples, mas a comida da Ilsa é divina

Praia de Riacho Doce, coqueiros e bar simples, mas a comida da Ilza é divina

Recanto da Ilza Bar

Praia de Riacho Doce

Como chegar: depois da igreja Nossa Senhora da Conceição entra na pracinha José Emídio de Carvalho e segue até a praia – só existe uma casa, ainda sem placa.

Não aceita cartão

Peixada para duas pessoas a partir de R$ 37,00 – caldinhos R$ 3,00

Na baixa temporada funciona aos sábados e domingos, das 10 até as 17horas. Na alta temporadas de quinta a domingo

Mais informações – 3355.1334 e 8889.2814

 

Visits: 0

«

»

9 comentários
  • Márcio B.
    10 anos Atrás

    Boa dica, bom achado.

  • ANTONIO ARECIPPO NETO
    10 anos Atrás

    ILUSTRE JORNALISTA NIDE LINS.,
    OBRIGADO POR SUAS SUGESTÕES. TENHO SEMPRE PRESTIGIADO OS PONTOS GASTRONÔMICOS QUE LEIO EM SUA COLUNA. O ÚLTIMO PONTO COMERCIAL EM QUE ESTIVE FOI NO CAFÉ DA CÍCERA NO MERCADO DA PRODUÇÃO. VOU ALMOÇAR NESSE RESTAURANTE DE RIACHO DOCE.
    FRATERNAL ABRAÇO- ANTONIO ARECIPPO NETO- PROCURADOR DE JUSTIÇA CRIMINAL

    • Nide Lins
      10 anos Atrás
      AUTOR

      Obrigado, arecippo, o bar da Ilza é um boteco de praia, simples, não tem luxo, mas peixes fresquinhos e saborosos. grande abraço

  • Solange
    10 anos Atrás

    Eu conheço e assino em baixo! É excelente! Minha amiga Ilza!

  • Jane Costa
    10 anos Atrás

    Esse eu recomendo a todos. O Recanto Ilza Bar, em Riacho doce, é o melhor do nosso bom e velho Riacho. Esse bar e restaurante tem história boa, muito bem recomendado por mim enquanto moradora, amiga da família e apreciadora do bom prato ou petisco.

  • WALTER GÓES
    10 anos Atrás

    Nide,
    Sempre antenado com suas dicas gastronomicas.
    No último sábado(26/07/2014) estive lá prá conferir, foi uma grata surpresa.
    Marcante, pela simplescidade e pelo bom petisco.
    Valeu . . .

    Walter Góes

  • Thelma
    7 anos Atrás

    Oii por favor..gostaria de saber qual o bairro ?.qual endereco

    • Nide Lins
      7 anos Atrás
      AUTOR

      OI Telma, infelizmente fechou.

    • Maria
      7 anos Atrás

      Boa tarde Thelma, o bar fica localizado na praia de Riacho Doce, litoral norte de Alagoas. Não tem erro. Chegando em Riacho Doce, basta perguntar onde fica o bar da Ilza, que todos informam.

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/