TOPO
Geral

Camarão do Bar das Ostras, alagoaníssimo, vamos fazer?

Camarão Alagoano Bar das Ostras, com seu molho cor-de-rosa, aveludado e um pouquinho acido, é impagável. Não dispenso mergulhar um pão francês no caldo. Copie a receita e tenha uma saborosa Semana Santa alagoana

Semana santa: Camarão Alagoano Bar das Ostras, com seu molho cor-de-rosa, aveludado e um pouquinho acido, é impagável. Não dispenso mergulhar um pão francês no caldo

 A receita do Camarão do Bar das Ostras não é novidade – principalmente depois que a Sococo presenteou os alagoanos com a receita da Comadre Oscarlina, a dama da gastronomia alagoana. Essa senhora e sua família guardaram durante décadas o segredo da iguaria: manteiga do Sertão! E claro, na sua generosa porção de 600 gramas. Nem seu Solon, um dos espíritas mais famosos da época da Comadre, adivinhou.

Hoje muitos torcem a cara para quantidade da manteiga, mas ao longo de muitos anos aquele era o prato sagrado das famílias alagoanas. E consagrado pelos turistas, que o digam Vera Fischer, Rei Pelé e tantos astros e estrelas em visita por Maceió.

Enfim, vamos à fórmula mágica, mas – antes de decifrarmos a receita – anotem umas dicas:

Camarão Vila Franca pode ser encontrada na empresa alagoana Companhia do Mar

Qualidade: Camarão Vila Franca da Companhia do Mar

Camarão – Quando as filhas da comadre Oscarlina, a convite da Sococo, ministraram o curso em agosto de 2011, deixaram claro que o camarão tem quer ser o vila franca (branquinho) ou o rosinha. Para comprar o camarão indico a Companhia do Mar, em função da qualidade e quantidade dos estoques. Lá podem ser encontrados esses dois tipos de camarões, e dos bons, bem selecionados. O único trabalho é descongelar. Ainda não testei com o barba roxa, mas já provei e não fica ruim.

Companhia do Mar – Rua Governador Carlos Lacerda, 190, Jatiúca (defronte a casa de festas Pip Pop).  Telefone: 3231-1386. Abre de segunda a sexta, das 8 as 17 horas, e no sábado, das 8 horas até o meio-dia.

Tradição: manteiga do seu Deda, no mercado da Produção. Lugar onde comadre Oscarlina comprava a manteiga

Tradição: manteiga do seu Deda, no mercado da Produção. Lugar onde Oscarlina comprava a manteiga

Manteiga – O endereço é o mesmo no qual a Comadre Oscarlina comprava: Barraca Nossa Senhora de Fátima, no mercado da Produção. O proprietário é o mesmo, José Oliveira Filho, o famoso Deda. Neste caso sigo à risca a receita e só uso (e recomendo usar) a  manteiga produzida na cidade de Major Isidoro.

Barraca Nossa Senhora de Fátima – dentro do mercado (em frente a Tabacaria Popular) – Telefone: 9983-3447. Funciona de segunda a sábado das 6 as 15 horas e domingo das 6 horas até o meio-dia.

As filhas da Oscarlina em 2011 ensinaram a receita. Outro produto alagoano da receita é o vinagre tomatão

2011: as filhas da Oscarlina ensinaram a fazer o camarão e o vinagre Pimentão, outro item da receita

Olhe o fogo! – Nas minhas primeiras tentativas em fazer o Camarão bar das Ostras, uma vez errei feio e o molho talhou. Liguei para as meninas (filhas da Oscarlina) e elas logo adivinharam: “Mulher! Fez no fogo alto. Tem que ser baixo”. Então baixe o fogo, porque o resto é fácil. Eu gosto de servir como entrada, mas o Camarão Alagoano do Bar das Ostras, nosso patrimônio imaterial,  é uma receita nobre, quase francesa pela quantidade da manteiga.

Camarão Alagoano Bar das Ostras, com seu molho cor-de-rosa, aveludado e um pouquinho acido, é impagável. Não dispenso mergulhar um pão francês no caldo. Copie a receita e tenha uma saborosa Semana Santa alagoana.

Os ingredientes do Camarão Alagoano Bar das Ostras

Os ingredientes do Camarão Alagoano Bar das Ostras

Camarão  Alagoano Bar das Ostras

 1kg de camarão vila franca ou rosinha (Companhia do Mar), 1 tomate, ½ cebola, 1/3 de pimentão verde,1 colher (sopa) de vinagre pimentão ou tomatão, ¼ limão, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, 600 g de manteiga de Batalha ou Major Isidoro, 1/3 de maço de coentro, 2 colheres de extrato de tomate concentrado.

Farofa: 01 cebola grande cortadas em rodelas, 1/3 xícara de óleo, 1/3 de extrato de tomate concentrado, 200gr de manteiga de major Isidoro ou Batalha, 1 colher de sopa de colorau, 1 ½ de farinha de mandioca quebradinha e sal a gosto.

Como fazer o Camarão Alagoano Bar das Ostras

  1. Colocar em água fervente os camarões; deixar cozinhar por 10 minutos, em seguida retire os camarões da água fervente e coloque-os em água fria, em seguida, descasque-os.
  2. Após limpar os camarões, coloque-os novamente na água com pouco de sal, deixe ferver por 5 minutos. Esfriar e reservar.
  3. Se for o Vila Franca, ou Rosinha sem casca, basta jogar na água quente com sal .
  4. Coloque no liquidificador tomate, cebola, pimentão, coentro, vinagre e extrato de tomate. Em seguida despeje o molho liquidificado numa panela, leve ao fogo baixo, acrescentando o azeite, limão; deixe cozinhar por 10 minutos, sem reduzir o volume. Mexendo sempre. Coloque a metade da manteiga, e continue mexendo, acrescentando o resto da manteiga. Os camarões só devem ser colocados por último, senão ficam “emborrachados”. Deixe ferver por 10 minutos em fogo baixo.
Para fazer a farofa use a farinha quebradinha do Mercado da Produção

Para fazer a farofa use a farinha quebradinha do Mercado da Produção

Como fazer a farofa:

  1. Use a farinha quebradinha (vendida no Mercado da Produção)
  2. Em uma panela coloque o óleo e a cebola, até que fique transparente. Acrescente a manteiga, o extrato de tomate e o colorau, mexa até dissolver. Aos poucos, vá colocando a farinha, sempre misturando com a colher. Provar e ajustar a quantidade de sal.

Pronto, coloque a farofa, arroz branco e o camarão. Você tem agora o Camarão Alagoano Bar das Ostras!

Dica: pão francês para saborear o molho. Bom apetite

Comadre Oscarlina, a dama da gastronomia alagoana

Comadre Oscarlina, a dama da gastronomia alagoana

Saiba mais

– No dia 22 de julho de 2011, quando completou 45 anos, a Sococo protocolou o pedido de tombamento do Camarão Alagoano Bar das Ostras como Patrimônio Imaterial de Alagoas. É a primeira solicitação deste tipo feita no nosso Estado. O tombamento é concedido depois de cumpridos os ritos legais do processo.

Em tempo: “Esse camarão é incrível mesmo.O camarão do Bar das Ostras já foi registrado (2013) como patrimônio imaterial de Alagoas, pelo Conselho Estadual de Cultura”, Janayna Avila, jornalista e fã do blog

– Durante meio século, o Camarão do Bar das Ostras foi, indubitavelmente, o maior ícone culinária alagoana. Sabor único, sua receita foi criada por Comadre Oscarlina, proprietária e chef da casa. A receita e o modo de fazer foram ensinados apenas a suas filhas, que depois da morte da mãe passaram a tocar o restaurante até o ano de 2002, quando encerraram as atividades. Desde então os alagoanos e turistas ficaram órfãos da receita, até 2011.

 

 

Visits: 0

«

»

13 comentários
  • Aderaldo Messias
    10 anos Atrás

    Parabéns pela excelente reportagem , fui um dos apreciadores ainda quando era na beira da lagoa , até hoje não vi igual e já andei muito , existe um parecido em São Luiz do Maranhão , que é a caldeirada do Germano , o nosso sem bairrismo é melhor.

  • maria silva
    10 anos Atrás

    Delicioso Camarao do Bar das Ostras.Em Maceio fui ao Maria Antonieta e provei mais uma vez.Mas,nao gostei muito da apresentacao do prato . pouco camarao para o que veio de farofa.

  • Marcelo Antonio Elihimas
    10 anos Atrás

    Logo quando vim morar em Maceió, e isso faz tempo…, provei o do Bar das Ostras, e achei muito bom.
    Há pouco provei o do Maria Antonioeta, e não gostei. Creio que estão valorizando muito a acidez, que não era tão marcante no original. Na verdade, nem chamava atenção. O principal objetivo do vinagre Tomatão era temperar as rodelas de tomates, cortadas grossas.

    • Nide Lins
      10 anos Atrás
      AUTOR

      Marcelo,o vinagrete tomatão segundo as filhas da Oscarlina entra na receita do molho e também na salada. Bom eu faço seguindo a receita delas. Sobre o Maria Antonieta, se me permite vou passar a informação para o chef Breno, acho que alguns ajustes e ficará bom. Grata pela leitura e ótima páscoa.

  • maria cristina alves quirino
    10 anos Atrás

    Que delícia de prato, tive o privilégio de conhecer o Bar das Ostras e as vezes que estive lá, comi este camarão. Perfeito. Receita perfeita para a Semana Santa em família. Parabéns Nide excelente dica. Bjs

  • Marcio Gouveia
    10 anos Atrás

    Além da maravilhosa receita, gostei da indicação dos camarões da Cia. do Mar, a qual já conhecia e admirava pela qualidade dos seus produtos e o atendimento personalizado dos seus proprietários.
    Parabéns

  • Erika
    10 anos Atrás

    Nide, eu concordo com o fato do Maria Antonieta. Não eh tão bom, não!

  • Fernando Correia
    10 anos Atrás

    Nide fiquei encantado com essa postagem. Não preciso dizer o quanto adorava esse prato que sempre que posso tento reproduzir para amigos que não tiveram o privilégio de conhecer na origem na riquíssima casa simples a beira da lagoa. E pelo poucos posts que li no blog fiquei encantado com o tratamento de “dama” bem merecido dado a essa incrível mulher que aprendeu que só podemos criar com requinte no nosso próprio quintal. Você também merece esse titulo. Uma dama da generosidade reconhecendo e divulgando os tesouros de um lugar maravilhoso chamado Alagoas.

  • Carlos Alves de lima
    4 anos Atrás

    Fui com minha esposa saborear o camarão no Maria Antonieta e não gostamos.Fui várias vezes com meus pais no bar das Ostras (quando jovem),saborear o delicioso camarão e sei justamente avaliar o sabor.Com todo respeito principalmente a Simpática e competente Nide que desde o dia que vi nos jornais de Maceio a informação da compra da receita do referido camarão,fui ao mercado comprar os ingredientes e após efetuar rigorosamente duas bateladas da referida receita fiquei decepcionado quanto ao sabor do verdadeiro camarão do bar das Ostras.Lamentavel repassar informação enganosa .

    • Nide Lins
      4 anos Atrás
      AUTOR

      Desculpa, Mas a informação não é enganosa, a receita é igual registro do Patrimônio Imaterial. Se vc fez e não ficou igual sua memória lamento. Se também não gostou do Maria Antonieta, também sinto muito. Eu faço a receita que a Sococo comprou e compartilhou. Eu faço a receita e todo mundo gosta. VC é o primeiro a chamar de enganosa.

  • Sandra
    4 anos Atrás

    Gostinho de infância de quando sempre íamos ao tradicional bar das ostras. Em Maceió, experimentei o do Croa Bar, que nunca será igual ao original, mas pelo menos mato a saudades…

  • Carla Canuto
    4 anos Atrás

    Nide,procurando a receita do Camarão do Bar das ostras achei sua reportagem!E fui ler os comentários!Nao fiz ainda a receita,mas conheci o Camarão Bar das Ostras na antiga casa Simples da beira da lagoa!Ia com minha tia e primo,adorava,era menina mas já sabia apreciar uma boa comida!Até hoje tenho a lembrança do gosto!Fui inclusive quando abriram um por trás da Álvaro Calheiros,mas confesso que ali já achei o sabor muito diferente.Também já experimentei o do Maria Antonieta e não achei nada de extraordinário!Aliás acho inclusive que ninguém consiga reproduzir aquele sabor que pra mim é único!Devia ter uma magia,o amor de quem cozinhava,a Comadre!Não acredito que nem as filhas reproduzam fielmente aquele sabor!Enfim,vou tentar fazer a receita,já sabendo que aquele sabor inigualável,ficará nas minhas doces recordações de menina!

    • Nide Lins
      4 anos Atrás
      AUTOR

      carla,qualquer coisa dê um alô 991216597

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/