TOPO
Geral

Vocês querem bacalhau?

Caruaru: Lombo de bacalhau no molho da manteiga. E tem mais: o peixe vem coroado com pimentões, cebolas, ovos cozidos e azeitonas, como manda a tradição lusitana

Caruaru: Lombo de bacalhau no molho da manteiga. E tem mais: o peixe vem coroado com pimentões, cebolas, ovos cozidos e azeitonas, como manda a tradição lusitana

Minha geração foi embalada pelo programa do Chacrinha, nosso maior animador de auditório.

José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha, foi o maior dos comunicadores da TV brasileira, fez história com sua irreverência e criatividade. Seus bordões eram conhecidos pelo País inteiro. Dentre eles, destacam-se: “Terezinha, uh uh!”; “Oh, Terezinha! Oh, Terezinha! É um barato a Buzina do Chacrinha”; “Abelardo Barbosa, está com tudo e não está prosa”…

“Vocês querem bacalhau?” era um dos mais populares, e nem bem ele berrava a pergunta e já ia jogando o peixe seco para o auditório, numa festa. Naquela época o produto era barato, todo mundo podia comprar, mas a farra no auditório valia todo esforço para segurar o pescado voador.

Hoje, o bacalhau continua nobre, mas com preço salgado. Porém, mas na Semana Santa, ele reina soberano nas mesas.

Para a época da Quaresma escolhi três empreendimentos com cardápio variado. Em nenhum deles o bacalhau é o carro-chefe, mas é uma das estrelas da cozinha. Então vamos ao peixe mais famoso do mundo em três alternativas:

Bacalhau na manteiga

Lombo de Bacalhau Português na manteiga: esse é um prato que diariamente  trava uma luta ferrenha com o galetinho desossado e outros grelhados oferecidos no restaurante Caruaru. Mas o peixe conquistou o coração de boa parte do público dali, e com muita razão.

O bacalhau, bem nascido nas águas limpas e frias do Atlântico Norte, é iguaria é de primeiríssima. No Caruaru recebe tratamento de rei; a textura, de tão macia, se desprende fácil, em lascas untadas no molho da manteiga. E tem mais: o peixe vem coroado com pimentões, cebolas, ovos cozidos e azeitonas, como manda a tradição lusitana. Acompanha arroz e batatas douradas e salsinha na manteiga. Pelo sabor, qualidade e textura: Nota 10.

Caruaru, Galleteria Beer – Rua Carlos Tenório, 360, Ponta Verde (próximo ao antigo espetinho do Zé).  Telefone: 3327- 0782. Aberto todos os dias, das 11h30 até o último cliente. Domingo, das 11h30 às 18 horas. Aceita todos os cartões.

 

Bacalhau desfiado com tomate, cebola, pimentão, coentro e batatas, elegi-o como meu favorito do bar do Camarão

Bacalhau desfiado com tomate, cebola, pimentão, coentro e batatas, meu favorito do bar do Camarão

Bacalhau do Camarão

O Bar do Camarão existe há mais de 34 anos e seu carro-chefe é o Mocotó. Mas, quando provei o bacalhau desfiado com tomate, cebola, pimentão, coentro e batatas, elegi-o como meu favorito do bar.

O bacalhau  preparado pela Marta é um espetáculo: bem sequinho, com o sal na medida certa, tem como tempero a simplicidade. É acompanhado por tomate, cebola, pimentão, coentro, batata cozida. Uma receita para se apaixonar. No Bar do Camarão, as comidas são classificadas como pequena, média e grande, todas generosas, e o bacalhau na porção média dá bem para três pessoas, acompanhado com feijão caseiro (calda grossa), arroz e salada de tomate e cebola. Um espetáculo.

Bar do Camarão – Funciona de terça a domingo, das 9 até 17horas. Não aceita cartões. Avenida Antônio Gomes de Barros (eterna Amélia Rosa), Jatiúca, 1550. Telefone: 3357-5144

A receita dos bolinhos de bacalhau do restaurante Leite, em Recife é sucesso absoluto no Bistrô Fernandes

A receita secular dos bolinhos de bacalhau do restaurante Leite, em Recife é sucesso absoluto no Bistrô Fernandes, no bairro do Farol

Bolinho de bacalhau

Amor à primeira vista. É assim que defino a paixão pelos bolinhos de bacalhau do Bistrô Fernandes. São perfeitos os Bolinhos de Bacalhau à moda do Restaurante Leite, justa homenagem ao recifense Leite, um dos restaurantes mais antigos do Brasil, funcionando há 131 anos.

A ideia é do pernambucano Jânio Fernandes, que trabalhou no Restaurante Leite e lá aprendeu a arte da boa cozinha. Quando veio empreender em Maceió trouxe nas panelas a receita dos bolinhos de bacalhau, sucesso de mais de 100 anos naquela tradicional casa. Maravilhoso, é de pedir bis.

É inesquecível a Empadinha de Bacalhau do Fernandes. A textura da massa fina e crocante encanta o paladar. A empada  vem à mesa na pequena fôrma e, assim que é retirada de seu casulo, desliza suavemente até o prato. Tem recheio farto e derrete no céu da boca.

Bistrô Fernandes – Avenida Fernandes Lima, 287 (depois da Casa da Indústria, no sentido Farol/Centro). Telefone: 3326-2040. Aceita cartões e funciona de terça a domingo, das 12 às 15 horas e das 18 às 23h30.

Receita Bacalhau “de repente” – 

De Tia Chiquinha, datada do final do século XIX,  do Livro Delicias da Cozinha Alagoana, das irmãs Rocha

250 gramas de bacalhau

azeite extra virgem

pimentão cortado bem fininho

cheiro verde picadinho

pimenta do reino a gosto

3 ovos batidos

Preparo

Tire a pele do bacalhau, ainda cru, e desfie o mais fino possível. Lave três vezes em água fervente. Escorra bem e esprema bastante para tirar toda a água. Aqueça o azeite em panela e faça um refogado com a cebola, o alho, o pimentão, cheiro verde e a pimenta do reino. Junte o bacalhau (que deve estar bem enxuto) e frite por alguns minutos. Coloque os ovos sobre o refogado e mexa ligeiramente. Os ovos devem ficar em pedaços. Bom apetite.

 

 

Visits: 0

«

»

3 comentários
  • Bernadete Ferreira
    10 anos Atrás

    Acho muito interessante suas dicas e sugestões de receitas. Indico um novo restaurante Del Mare na Av. Jatiuca, nº 1721, pratos deliciosos, além de um ambiente aconchegante. Gostei por demais. Vale a pena conferir.

    • Nide Lins
      10 anos Atrás
      AUTOR

      Bernadete, obrigado pela dica

  • maria cristina alves quirino
    10 anos Atrás

    Bacalhau é tudo de bom, este do Caruaru é muito especial, uma boa dica para quem não quer ter trabalho na Semana Santa. Super recomendado. Nide você arrsa sempre descobrindo maravilhas para nós. Bjs

Comentários desse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

Siga-me no Instagram

Instagram has returned invalid data.

https://www.instagram.com/nidelins/